Coluna 1

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Governador é homenageado pelo comando da Segurança Pública

O governador Simão Jatene foi homenageado nesta sexta-feira, 14, com um café da manhã no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A homenagem foi feita pela cúpula da Segurança Pública do Estado.  “Tudo o que foi conseguido, todos os avanços conquistados na questão da segurança no estado, foi fruto de um esforço coletivo e eu é quem tenho de agradecer a vocês”, disse Simão Jatene aos presentes, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes; o delegado-geral de Polícia, Cláudio Galeno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar Zanelli Nascimento, e; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, Hilton Benigno. Além deles, diretores da Polícia Civil do estado, oficiais da Polícia Militar e Bombeiros estiveram presentes no evento.
O governador recebeu presentes: uma mochila, um boné e um par de tênis. “Esses presentes, governador, com certeza serão úteis em sua nova fase, de merecidas férias”, disse o coronel André Cunha, subsecretário de Segurança Pública. 

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Luiz Fernandes elogiou a atuação do governador ao longo de sua gestão. “Nunca foram registrados tantos avanços e tanta valorização ao pessoal da segurança como nesses últimos oito anos”, disse Fernandes.

“Avançamos em vários pontos na questão da segurança, mas avançamos notadamente nos princípios”, disse o governador. Segundo Jatene, a sociedade exigiu investimentos e as forças que fazem a segurança necessitavam de mais apoio, principalmente na questão de equipamentos “e isso, nós pudemos fazer e fizemos”, disse. “Tenho orgulho de ter sido e digo isso sempre, comandante-em-chefe das forças de segurança no estado do Pará durante todos esses anos”, concluiu o governador. 

Avanços 
Foram muitos os avanços registrados na área da Segurança Pública nos últimos anos. Entre eles, o fortalecimento dos Grupamentos Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Fluvial, para chegar aos pontos mais distantes e de difícil acesso no Pará; entrega de uma nova Delegacia da Mulher e uma Divisão de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Data), em Ananindeua; a criação de uma Divisão de Homicídios de Agentes Públicos, para apurar mortes ou atentados contra agentes públicos, sobretudo policiais; a implantação do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII); o fortalecimento das 28 Guardas Municipais existentes no Pará, com a aquisição de equipamentos de segurança e viaturas; os investimentos no sistema penitenciário com a entrega de 11 casas penais no Estado e 12 unidades em construção, entre outros.

Para o policiamento ostensivo, os investimentos em pessoal com o ingresso de 2.849 novos policiais militares e 616 policiais civis, além de investimentos em equipamentos e veículos, já apresenta uma diminuição direta de 21% no número de casos de roubos, de 2017 para 2018, no período de 1º janeiro a 6 de novembro, em todo o Estado. Nos casos dos homicídios a redução geral, até 6 de novembro, no Pará, é de 5% no total de registros, quase o dobro da meta nacional do Ministério da Segurança Pública, que era de 3,5% para o País.

Luiz C. Santos
Fone: Fone: (91) 3202-0911 Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário