
Durante o ano, 80 educadores participaram de treinamentos, debatendo
vários temas como desenvolvimento infantil, educação inclusiva, práticas
de contação de histórias e trabalho com as famílias. Além de Juruti
(PA), o Ciranda do Aprender foi realizado nas cidades
de São Luis (MA) e Poços de Caldas (MG). Ao todo foram 30 escolas
participantes e 2.979 crianças beneficiadas. Juruti contou com a
participação de 10 escolas, 23 educadores e 260 crianças beneficiadas.
“O Projeto veio contribuir muito com o nosso trabalho. Apesar de nós já
trabalharmos com formações de professores e encontros pedagógicos, nada
foi tão
profundo e
focado em
temáticas como
agora. Dessa
vez, as
temáticas foram
trabalhadas de acordo com o que as diretrizes nos orientam, que são as
interações, as brincadeiras, diversidade étnico-racial, musicalidade,
jogos. Então, isso veio contribuir muito com o trabalho
dos professores”, diz Lucilda Bentes Gomes, coordenadora da Educação
Infantil da Secretaria Municipal de Educação de
Juruti.
A coordenadora
comenta ainda
a importância
de incluir
a família
na vida
escolar do aluno e cita como um dos momentos mais atrativos do
projeto. “Como um diferencial, o Ciranda focou no trabalho com a família
e isso foi muito bom, pois os pais entenderam o que se trabalha na
Educação Infantil e perceberam que a brincadeira
faz parte do desenvolvimento da criança”.
Com o tema "Contação de histórias, brincadeiras e lúdico", a palestrante
e formadora da Fundação Abrinq, Valdete Asevedo, mostrou durante o
seminário a importância do “Encantar e reencantar na Educação Infantil”.
“Tenho levado essa fala para alguns municípios
porque percebo que o que a gente precisa é passar afeto, amor, carinho e
paciência para a criança, pois quando a gente passa isso, ela aprende.
Não existe criança que não aprenda”, declara.
Também no evento, o Secretário Municipal de Educação, Jonas Moraes Cativo, ressaltou
o diferencial
do Ciranda
do Aprender.
“É bom
quando alguém
vem para apoiar,
estimular e
trazer diferenciais
para nossos
educadores e
o município
teve essa oportunidade com o projeto. A Fundação e o Instituto deram apoio
técnico, treinamentos e
trouxeram um
modo diferente
de trabalhar
com as
crianças, cada uma
com sua realidade. Foi muito bacana essa nova didática de ensino e de
aprendizado. A soma de conhecimentos resultou em algo muito positivo
para nós. Precisamos sempre trabalhar em parceria”,
afirma.
Para o presidente do Instituto Alcoa, Fausto Cruz, “o Projeto Ciranda do
Aprender contribui, sobretudo, para construir conhecimento e
aperfeiçoar práticas pedagógicas dos educadores participantes”. Ele
destaca as semelhanças dos objetivos do Projeto e do Instituto
Alcoa; “ambos buscam promover transformações positivas nas comunidades,
tendo como base a educação que impulsiona a formação de cidadãos
conscientes e responsáveis” afirma. (José Ibanês - AMG Comunicação)
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