
De acordo com Rosana Manito, atual coordenadora de Gestão do
Programa, a parceria entre as secretarias deverá ser ampliada com os
próximos passos das políticas de educação. “A importância do SIM se dá
principalmente porque a SEDUC cumpre seu papel de colaborar com os
municípios no assessoramento pedagógico, no apoio para a melhoria da
educação no Estado”, afirma Rosana.
O SIM foi elaborado pela SEDUC, em parceria com o consórcio formado
pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e pela Ideca (Instituto de
Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária). É uma
iniciativa que faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão
da Educação Básica no Estado do Pará, viabilizado por meio de
financiamento viabilizado pelo Governo do Estado junto ao Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Desde a concepção dos objetivos e indicadores de mensuração da
política de alfabetização, houve o envolvimento não só do corpo técnico
da Seduc, mas também de representantes das Coordenações Regionais”,
afirma Simone Coelho, diretora do Consórcio Ideca e Fundação Vanzolini.
“Antes mesmo do cadastro e da primeira inserção de dados [no Sistema],
realizamos um ciclo de capacitações em polos regionais orientando e
envolvendo os usuários, possibilitando também que os presentes nesses
encontros atuassem como multiplicadores locais, o que se mostrou uma
ótima estratégia, considerando os dados expressivos de inscrições no
Sistema até o momento”, completa.
Próximos Passos - O SIM deverá ser alimentado por
meio de ciclos de preenchimento mensais que geram devolutivas e
relatórios a partir das informações coletadas - dados sobre o cenário
das ações formativas, sobre os impactos nas práticas docentes e de
gestão educacional.
No primeiro semestre de 2019, a SEDUC iniciará os ciclos de
formações, tomando como base os dados apontados no SIM. Por meio desta
iniciativa, busca-se iniciar o ano de 2019 com um quadro dos principais
desafios que deverão pautar a atuação da Secretaria de Educação e
secretarias municipais em relação aos projetos de alfabetização do
Estado.
Confira abaixo os principais dados oriundos do primeiro ciclo de preenchimentos
- 14.984 cadastros no Sistema Informatizado de Monitoramento
- Do total cadastrado, mais de 10 mil são professores
- 79,1% questionários preenchidos
- 144 municípios representados no Sistema Informatizado de Monitoramento
- 125 municípios participaram ativamente dos preenchimentos no SIM
por meio de profissionais: coordenador regional, formador regional,
coordenador local - municipal: formador local, diretor, coordenador
pedagógico, professor e articulador de Escola.
- 125 municípios participaram ativamente dos preenchimentos no
Sistema Informatizado de Monitoramento com profissionais dos seguintes
perfis: Coordenador Regional, Formador Regional, Coordenador Local –
Municipal, Formador Local, Diretor, Coordenador Pedagógico, Professor e
Articulador de Escola.
Ascom-Escritório de Projetos/Seduc
Isa Arnour
Fone: Fone: (91) 3201-5008 Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Educação - SEDUC
Secretaria de Estado de Educação - SEDUC
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