Coluna 1

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (18)

JUSTIÇA
- STF manda suspender investigação sobre Queiroz
O Ministério Público do Rio informou que uma decisão do STF determinou a suspensão da investigação que apura movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz. O pedido foi feito pela defesa de Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro. A decisão determina que o processo fique suspenso até que o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, se pronuncie. A determinação de suspender a investigação foi feita pelo ministro Luiz Fux. (Via Estadão)

EDUCAÇÃO
- Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta
Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado poderão consultar suas notas da prova nesta sexta-feira (18) a partir das 10h. As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante, no site enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo Enem 2018. É preciso informar CPF e senha. O espelho da Redação só sairá no dia 18 de março, junto com as notas dos treineiros. (Via Estadão)

BRASIL
- SP: acusado de abusos, médico tem prisão decretada
A Justiça determinou na quinta-feira a prisão do médico Augusto César Barretto Filho, de 74 anos, acusado de abusar sexualmente de pacientes em seu consultório. O pedido partiu do Ministério Público e a decisão foi do juiz João Pedro Bressane de Paula Barbosa, da 2ª Vara Criminal de Presidente Prudente (SP), onde o acusado atuava na área de cardiologia. (Via Estadão)

- Sindicatos querem tirar reajuste de quem não paga contribuição
A reforma trabalhista está obrigando os sindicatos a buscar alternativas de financiamento para cobrir o fim da obrigatoriedade do da contribuição sindical. Para garantir fontes de receita, algumas entidades criaram a taxa negocial e outras substituíram a contribuição sindical pela assistencial. Mesmo assim, é preciso que o trabalhador dê aval à cobrança. Alguns sindicatos ameaçam tirar dos trabalhadores que não pagarem contribuição os direitos conquistados nas negociações coletivas com as empresas. (Via VEJA.com)

MUNDO
- Colômbia: ataque com carro-bomba mata mais de 20
Um homem explodiu um carro-bomba na quinta-feira em uma academia de polícia no sul de Bogotá. Ao menos 21 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas no "ato terrorista insano", segundo o governo. O autor, morto no ataque, foi identificado como José Aldemar Rojas Rodríguez, de nacionalidade colombiana. Ainda não há informação sobre possíveis ligações do autor com grupos armados que operam no País. (Via AFP)
Governo paralisado faz Trump cancelar ida a Davos
Espanha: Menino está preso em poço desde domingo

ESPORTES
- Ginasta brasileira morre aos 17 anos
A ginasta Jackelyne Silva, de apenas 17 anos, faleceu na última quarta-feira (16), conforme divulgado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) em suas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada. O Pinheiros, clube onde a atleta atuava, lamentou a morte da jovem. (Via Gazeta Esportiva)

TECNOLOGIA
- Milhões de e-mails são vazados em todo o mundo
Um vazamento recente coloca em alerta boa parte dos internautas mundo afora: aproximadamente 773 milhões de contas de e-mail foram vazadas on-line, juntamente com suas respectivas senhas. Um pacote com 87 GB separados em 12 mil arquivos foi descoberto pelo pesquisador em segurança Troy Hunt, que baixou o documento no site de armazenamento na nuvem Mega. O pesquisador criou um serviço para que internautas verifiquem se foram afetados. (Via Canaltech e Gizmodo Brasil)

LOTERIA
- Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 33 milhões
Aconteceu na quinta-feira (17) o concurso 2.116 da Mega-Sena. O prêmio acumulou de novo e deve ser de R$ 33 milhões no sábado. Normalmente, os sorteios da loteria são feitos às quartas e sábados. Nesta semana, serão três no total: terça (15), quinta (17) e sábado (19), como parte da ‘Mega Semana de Verão’. Confira os números de ontem.  (Via Exame.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário