Coluna 1

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (25)

POLÍTICA
- Jean Wyllys desiste de mandato após ameaças
O deputado federal Jean Wyllys, eleito pela terceira vez consecutiva pelo PSOL do Rio de Janeiro, disse que vai desistir do novo mandato e viver fora do Brasil. Wyllys recebe ameaças de morte com frequência e vive sob escolta policial desde o assassinato da vereadora Marielle Franco, em março do ano passado. Com o aumento dos riscos, o deputado decidiu abandonar a vida pública para se proteger. (Via Catraca Livre)

- Flávio Bolsonaro nega defender milícia
Filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse ontem, em entrevista ao SBT, que é "contra milícias", e que frases que ele havia dito sobre o tema, em um debate na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2007 foram tiradas de contexto. Ele descartou não assumir seu mandato como forma de amenizar a repercussão das investigações que miram suas movimentações financeiras. (Via Estadão e Notícias ao Minuto)
- Servidores podem definir documentos secretos
Com o decreto assinado pelo presidente interino, general Hamilton Mourão, que muda as regras de uso da Lei de Acesso à Informação, 1.288 servidores públicos podem ser escalados para conferir sigilo a dados públicos. A LAI foi sancionada em 2011 por Dilma Rousseff. Desde que entrou em vigor, em maio de 2012, garante o acesso dos cidadãos a dados públicos no Brasil. (Via Poder360)

ECONOMIA
- Começam a ser pagas hoje aposentadorias com reajuste
Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber nesta sexta-feira (25) os benefícios reajustados. Os primeiros a receber são os segurados que recebem até um salário mínimo. O valor foi de R$ 954 para R$ 998, aumento de 4,61% sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de janeiro. Os aposentados podem consultar o valor dos benefícios com reajustes pela internet. (Via VEJA.com)

ANIVERSÁRIO
- São Paulo celebra 465 anos hoje
Shows com artistas de diversos gêneros musicais, festas de coletivos urbanos, e intervenções vão ocupar o Vale do Anhangabaú e a Praça da República nesta sexta-feira durante as comemorações do aniversário da capital paulista. Alguns serviços funcionam em horário diferenciado devido ao feriado municipal. Veja o que abre e o que fecha em São Paulo. (Via Estadão e Cláudia)

EDUCAÇÃO
- Sisu: após problemas, MEC prorroga inscrição
Há três dias com o registro de lentidão no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação comunicou ontem que vai prorrogar até as 23h59 de domingo (27) o prazo para inscrição no sistema. O prazo inicial terminava nesta sexta-feira. Na quinta-feira, os candidatos continuaram relatando dificuldade de acessar o site e relatam falha de segurança. (Via Estadão)

MUNDO
- Venezuela: Maduro aceita proposta de diálogo 
 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, concordou ontem com a proposta do Uruguai e do México de iniciar uma nova rodada de diálogos com a oposição para solucionar o atual impasse político do país. A Venezuela vive, desde a quarta-feira, com dois presidentes – Maduro, apoiado pelas forças de segurança do país, e Juan Guaidó, líder da oposição respaldado pelos Estados Unidos, Brasil e outros países das Américas. A tensão é sentida nas ruas. Revoltas no contexto de protestos contra o governo deixaram mais de 20 mortos desde segunda-feira. (Via VEJA.com, Notícias ao Minuto e AFP)

FUTEBOL
- São Paulo e Vasco disputam título da Copinha
A maior competição das categorias de base do esporte mais popular do Brasil chega à sua final nesta sexta-feira. O título de campeão da 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputado entre São Paulo e Vasco, às 15h30, no Pacaembu.

- Copa América: Brasil pega ‘grupo da sorte’
A Conmebol sorteou, na quinta-feira, os grupos da Copa América 2019, que será realizada entre junho e julho, no Brasil. A Seleção Brasileira, que já sabia que seria cabeça de chave do Grupo A, conheceu os seus adversários na primeira fase: o Peru, a Venezuela, e a Bolívia, com quem duelará na estreia do torneio no Morumbi, no dia 14 de junho, às 21h30. (Via Lance)

Nenhum comentário:

Postar um comentário