Coluna 1

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (04)

NOVO GOVERNO
- Bolsonaro quer nova idade mínima para aposentadoria
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (3) em entrevista ao SBT, que pretende aproveitar parte do texto da reforma da Previdência do antigo governo, que já está pronta para votação na Câmara. Ele ressaltou que quer construir um texto viável e destacou que pretende aprovar uma idade mínima para aposentadorias, de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, com um período de transição. Bolsonaro também disse estudar uma proposta para acabar com a Justiça do Trabalho. (Via VEJA.com e Poder360)

- Bolsonaro participa de posse na FAB
O presidente Jair Bolsonaro participa na manhã desta sexta-feira (4) da transmissão do cargo de comandante da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Brasília. Assumirá o posto o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. (Via Poder360)
- Damares rebate críticas depois de vídeo polêmico
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, reagiu à divulgação de um vídeo amador publicado em redes sociais, no qual ela afirma que "menino veste azul e menina veste rosa". Damares disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a "ideologia de gênero", referindo-se à sexualidade das crianças. (Via Estadão)

BRASIL
- Ceará tem mais uma noite de atos de violência
A Polícia Militar registrou mais onze ataques em Fortaleza entre a noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. No fim da noite de ontem, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, negou o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada 'para se deslocar ao Estado em caso de deterioração da segurança'. (Via Estadão)

- Governador do RJ: ‘Precisamos de uma Guantánamo’
O recém-empossado governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, mostrou-se partidário a classificar como terroristas os traficantes de drogas e os criminosos que circulam com armas longas e isolá-los em uma prisão ao estilo da de Guantánamo. "Precisamos ter o nosso Guantánamo", afirmou em alusão à prisão americana instalada no leste de Cuba, que abriga os presos acusados de terrorismo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e que recebeu várias denúncias de violação dos direitos humanos. (Via AFP)
Witzel diz que caso Marielle pode ser encerrado em breve
Rio: mais de 30 turistas sofrem 'arrastão' em ponto turístico

- STF pede explicação sobre saúde de João de Deus
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, deu na quinta-feira um prazo de 48 horas para que a Justiça de Goiás informe a Suprema Corte sobre as condições do Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO), oferecer assistência e tratamento médico adequados ao médium João de Deus, que deixou o presídio e foi atendido às pressas após ter passado mal na última quarta-feira. Exames de rotina feitos nos presos revelaram sangue na urina do médium. Na quinta, ele retornou à prisão. (Via Estadão)

MUNDO
- França: ‘coletes amarelos’ podem ganhar força
"Desprezo", "abuso de poder" ou ainda "escândalo". Esses são os termos usados por políticos da oposição, tanto da direita como da esquerda, após a prisão, em Paris, de Eric Drouet, uma das figuras emblemáticas dos “coletes amarelos”, grupo descentralizado que mobilizou atos pela França. A detenção provocou uma onda de indignação e pode reacender a mobilização que vinha perdendo força nas últimas semanas e chegou a provocar uma crise no governo Macron. (Via RFI)

CIÊNCIA
- China chega ao ‘lado escuro da Lua’
A China anunciou que chegou ao ‘lado escuro da Lua’, região que nunca foi vista da Terra. Uma sonda chinesa pousou com sucesso às 10h26 do horário de Pequim, ou pouco depois de meia-noite de ontem de Brasília. Segundo os cientistas, a área é chave para entender várias questões sobre a história da formação da Lua. Os cientistas terão a chance de examinar, de forma inédita, materiais do outro lado do satélite da Terra e realizar testes de minerais e radiação. A sonda também conduzirá um experimento de biologia. (Via BBC News Brasil e Exame.com)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário