Coluna 1

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (08)

JUSTIÇA
- Lula entrega defesa final e critica Moro
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ontem à juíza federal Gabriela Hardt as alegações finais na ação penal em que ele é acusado de supostas propinas por meio de reformas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). No calhamaço de 1643 páginas, um capítulo à parte é dedicado somente ao aceite do juiz federal Sérgio Moro para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. O texto tem uma série de críticas a Moro. (Via Estadão)
Baixe o novo app Microsoft Notícias agora no iOS e Android

NOVO GOVERNO
- Presidente da Caixa sinaliza juro maior para habitação
O governo de Jair Bolsonaro anunciou na segunda-feira (7) que vai reduzir o tamanho dos bancos públicos no País, com venda de subsidiárias e a devolução de aportes feitos pelo Tesouro nessas instituições. Também indicou que irá diminuir o número de agências e encarecer o custo do crédito para a classe média (no caso de financiamentos à casa própria) e para o produtor rural para que os bancos deem mais retorno ao controlador, a União. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que os juros do crédito imobiliário não vão subir no Minha Casa, Minha Vida. Já a classe média terá que pagar mais para ter crédito ou buscar alternativas nos bancos privados. (Via Estadão)

- Previdência deve ser pauta de 2ª reunião ministerial
O presidente Jair Bolsonaro realiza nesta terça-feira feira (8) a segunda reunião ministerial. O primeiro encontro foi na última quinta (3). Os ministros discutirão propostas prioritárias para o governo. Um dos temas discutidos deve ser a reforma da Previdência. Devem participar o vice-presidente Hamilton Mourão, os 21 ministros que compõem a Esplanada de Bolsonaro e Roberto Campos Neto, indicado para presidir o Banco Central, que só irá assumir o cargo depois de passar por uma sabatina no Senado. (Via Poder360)

- Chefe do Ibama deixa cargo após polêmica 
Um dia depois de ter se tornado alvo em redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do novo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que questionaram o valor do contrato para aluguel de veículos no órgão, a presidente do Ibama, Suely Araújo, pediu exoneração do cargo na segunda-feira (7). Ela aguardava ser substituída pelo indicado por Bolsonaro, o procurador da União Eduardo Fortunato Bim, mas decidiu antecipar a saída. (Via Notícias ao Minuto)

BRASIL
- Ceará terá mais reforço da Força Nacional
O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu enviar reforço da Força Nacional para atuar na repressão à onda de crimes no Ceará. Já havia 330 homens atuando no local desde a noite do sábado, e o número será ampliado para 406, além de um total de 96 viaturas. A decisão foi tomada no mesmo dia em que o ministério ressaltou uma queda no número de ataques após o início do trabalho da Força Nacional. Foram registradas 45 ações criminosas na quinta-feira, 37 no sábado e 23 no domingo. (Via Estadão)
Governo do DF decreta estado de emergência na Saúde

- SP: casal é achado morto em quarto de resort
A Polícia Civil investiga a morte de um casal encontrado no quarto de um resort em Olímpia (SP) na tarde de domingo (6). Edson Fernandes Lopes, de 24 anos, e a mulher dele, Rubia Alves de Oliveira, de 22 anos, foram achados na cama tendo ao lado um botijão de gás. Uma das hipóteses da polícia é de que ele tenha matado a mulher, que estaria tentando se separar, e, depois, cometido o suicídio. Outra é de que ambos teriam inalado o gás por vontade própria. (Via Estadão)

MUNDO
- Ghosn diz que agiu com aval de diretores da Nissan
O ex-presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn, declarou nesta terça-feira em um tribunal de Tóquio que agiu com "a aprovação dos diretores da Nissan", em seu primeiro depoimento em um tribunal desde que foi detido, em novembro passado, por suposto crime financeiro. Ele seguirá na prisão devido ao risco de fuga, decidiu o juiz ao qual prestou depoimento hoje. (Via AFP)

TECNOLOGIA
- Maior feira de tecnologia do mundo apresenta novidades
Nesta semana acontece em Las Vegas (EUA) a edição de 2019 da Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo. O evento reúne grandes empresas mundiais, como Samsung e LG, que devem apresentar novidades, por exemplo, smartphone dobrável, aparelho de TV transparente, entre outros aparelhos. A feira começa hoje e termina na sexta-feira (11). (Via Canaltech)

TELEVISÃO
- Faustão grava vídeo e explica desabafo sobre política
Fausto Silva interrompeu as férias para, em um vídeo encerrar a polêmica que apareceu nas redes sociais depois de um desabafo feito por ele em seu programa e exibido no domingo (6). Sem citar nomes, o apresentador da Globo falou sobre o “imbecil que está lá e não deveria estar” durante a atração. Muitos internautas viram na declaração uma indireta a Jair Bolsonaro. O programa, no entanto, havia sido gravado em novembro. No vídeo de ontem, o apresentador deixou claro que o comentário foi geral, para todos os políticos. (Via Veja São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário