Coluna 1

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Ipixuna do Pará forma suas primeiras esteticistas com certificado no município

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento cresceu 35% nos últimos três anos, colocando o país como terceiro maior mercado no mundo. Ainda de acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020 o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano.
  No Estado, o setor tem crescido, mas os serviços ainda são escassos. Conforme levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Pará, somente na Região Metropolitana de Belém há 5.063 estabelecimentos formalizados que oferecem serviços de cabeleireiro e 1.568 serviços de esteticista. 
 Com o objetivo de preparar mulheres para empreender neste mercado, a Imerys, mineradora que opera caulim no Estado, ofereceu o primeiro curso de formação em estética, em Ipixuna do Pará. Foram formadas 16 mulheres de vilas rurais.   
 
As atividades ocorreram na Casa Imerys, localizada na Vila Aparecida, com aulas práticas sobre o design de sobrancelhas, manicure e pedicure, corte de cabelo, pintura e procedimentos químicos, além de aulas teóricas sobre ética profissional, atendimento ao cliente, biossegurança e empreendedorismo.
 
São as primeiras profissionais da região a terem curso de capacitação na área com certificado. Muitas delas, até já tinham algum conhecimento, mas precisavam se aperfeiçoar. Estamos felizes por ver essa primeira turma sendo formada. Acreditamos que vão fazer a diferença no mercado, sendo excelentes profissionais ou quem sabe donas do próprio negócio”, acredita Luciana Pinheiro, analista de Relações com a Comunidade da Imerys.
Desde os 13 anos, Denise Cerqueira, 21, fazia unhas e sempre gostou de fazer maquiagem e cabelo. A oportunidade de ir além do básico veio com o curso de formação em estética. “Quando soube das inscrições, não pensei duas vezes. Saí com o meu filho no colo e fui a primeira a me inscrever no curso. 

A oportunidade foi incrível, pois sempre tive vontade de trabalhar no ramo. Aprendi a fazer o design correto na sobrancelha, com aplicação de henna, a tirar a cutícula perfeita e a fazer pintura de maneira adequada nos cabelos, seguindo todos os procedimentos de higiene e segurança. O plano é seguir em frente e conquistar muito mais, me especializar e ter meu próprio cantinho pra atuar na área”, conta.
 
Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário