Coluna 1

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (15)

REFORMA DA PREVIDÊNCIA 
- Bolsonaro define idade mínima para aposentadoria
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou na quinta-feira (14), que o presidente Jair Bolsonaro ‘bateu o martelo’ de que as idades mínimas de aposentadoria na proposta de reforma da Previdência serão de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, após um período de 12 anos de transição. Marinho destacou que esse foi um meio termo encontrado após uma discussão de quase duas horas entre a equipe econômica e o presidente. (Via Estadão)

ECONOMIA
- Receita paga hoje lote residual do IR
A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) as restituições incluídas no residual do Imposto de Renda. Serão depositados R$ 401 milhões, referentes a restituições de 2008 a 2018. Esta etapa vai beneficiar 142.698 contribuintes. Os lotes residuais são referentes a contribuintes que caíram na malha fina, mas que, posteriormente, se acertaram com o leão. (Via VEJA.com)
GOVERNO
- Bebianno: Bolsonaro teme ‘respingo’ de crise
Acuado pelos ataques da família Bolsonaro, o ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral) diz que não teme investigações por conta do esquema de candidaturas laranjas do PSL. Bebianno, que foi braço-direito de Bolsonaro durante a campanha eleitoral, afirmou ontem que não vai se demitir até falar diretamente com o presidente. (Via Notícias ao Minuto)

BRASIL
- RJ: menina de 11 anos é morta com tiro no peito
Uma criança morreu após ser baleada no peito no condomínio Morar Carioca, no bairro de Triagem, na zona norte do Rio, na tarde de quinta-feira. No mesmo momento, uma equipe da Polícia Militar chegava no local para atender denúncia sobre um roubo de carga. Moradores da região acusam policiais de serem os autores dos tiros. Já a Polícia Militar afirma que a criança já estava morta quando equipes chegaram ao local. (Via Estadão)

JUSTIÇA
- STF adia votação sobre homofobia
O ministro do STF Celso de Mello, relator da ação movida pelo PPS que pede a criminalização da homofobia, declarou em seu voto ontem não caber ao STF legislar sobre a definição de crimes, função que deve ser exercida pelo Congresso. Celso afirmou que na retomada da sessão no STF, na próxima quarta-feira (20), apresentará as ‘soluções possíveis’ para o caso diante do reconhecimento da omissão do Legislativo nessa questão (Via VEJA.com)

- Ex é condenado por agredir Luiza Brunet
Lirio Parisotto foi condenado em segunda instância por agredir a ex-namorada Luiza Brunet. O caso aconteceu durante uma viagem a Nova York e se repetiu no Brasil no ano de 2015. À época da denúncia, a atriz e ex-modelo afirmou à Promotoria que Parisotto deu um soco em seu olho, a chutou e quebrou quatro de suas costelas. O empresário, condenado por unanimidade, terá que cumprir um ano de serviço comunitário e de detenção em regime aberto e dois de vigilância – comparecimento semanal às autoridades e autorização para viajar ao exterior. (Via Cláudia)

BRUMADINHO
- ‘Vale é joia e não pode ser condenada’, diz CEO
O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, afirmou ontem em audiência pública da comissão externa sobre o rompimento da barragem em Brumadinho criada na Câmara dos Deputados que os gestores locais tinham autonomia para agir caso detectassem anormalidades. Schvartsman afirmou que a Vale ‘é uma joia brasileira que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu em uma de suas barragens por maior que tenha sido a sua tragédia’. (Via Poder360)

MUNDO
- Trump vai declarar emergência por muro
Em um movimento temerário, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deverá assinar decreto de emergência nacional para tentar driblar o Congresso e construir o muro de 1.600 quilômetros na fronteira com o México. Adicionalmente, ele decidiu assinar o acordo fechado por democratas e republicanos nesta semana como meio de evitar um novo período de paralisia do governo federal por falta de orçamento. (Via VEJA.com)

FUTEBOL
- Gustagol marca, e Timão empata com Racing
O faro de Gustagol deu fôlego ao Corinthians na caminhada na Copa Sul-Americana. Com seu gol de cabeça na reta final, o Timão, em noite instável e que estava em desvantagem devido ao gol de Andrés Ríos, arrancou o empate em 1 a 1 com o Racing-ARG na quinta-feira. (Via Lance)

- Fluminense elimina Flamengo e fará final com Vasco
Com um gol marcado por Luciano, nos acréscimos, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, no clássico do Carioca disputado na noite de quinta-feira, no Maracanã, diante de mais de 50 mil pessoas. Com a vitória, o Tricolor das Laranjeiras quebrou a invencibilidade do adversário e garantiu a vaga na decisão diante do Vasco, no próximo domingo, também no Maracanã. (Via Gazeta Esportiva)

MÚSICA
- Rock in Rio terá Red Hot e Dave Matthews Band 
O Rock in Rio anunciou novas atrações para a edição 2019 do festival: Red Hot Chili Peppers (de novo) e Dave Matthews Band (a banda veio ao Rock in Rio 2001). O festival ocorre nos dias 27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A venda de ingressos começa no dia 11 de abril. (Via Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário