Coluna 1

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (27)

GOVERNO
- Bolsonaro revoga decreto sobre sigilo de dados 
O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás na terça-feira e assinou a revogação do decreto da Presidência que promovia alterações na Lei de Acesso à Informação. A decisão vem uma semana depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado a suspensão dos efeitos do texto. Para derrubar definitivamente as alterações na lei, o projeto precisaria ainda ser votado pelo Senado. Temendo uma nova derrota, o presidente teria decidido pela anulação do decreto. (Via Deutsche Welle)

- Ministro admite erro por ‘slogan e filmagem’
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi convidado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para expor na terça-feira (26) as diretrizes que seu ministério pretende seguir ao longo dos próximos quatro anos. Na sessão, o ministro admitiu que errou ao enviar e-mail contendo slogan do governo e pedindo que escolas filmassem crianças após a realização do Hino Nacional, defendeu a política de cotas e sugeriu aumentar o número de alunos por sala de aula. (Via Estadão)
- Joice Hasselmann será líder do governo no Congresso
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) anunciou, por meio de sua conta oficial no Twitter, ter sido escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro para ser a nova líder do governo no Congresso Nacional. Segundo Joice, a sua indicação foi anunciada durante reunião do governo com líderes partidários no Palácio do Alvorada. (Via VEJA.com)

JUSTIÇA
- Fux nega foro privilegiado a ministro 
O ministro Luiz Fux, do STF, negou ontem uma reclamação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que reivindicava foro privilegiado para responder na Corte a uma investigação sobre candidaturas laranjas do PSL nas eleições de 2018. Com a decisão, o caso seguirá na primeira instância. (Via Estadão)

- Apego a poder e dinheiro é ‘um vício’, diz Cabral
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral disse em depoimento ontem terça-feira que seu ‘erro de postura’ ao longo de sua gestão no Estado (2007 a 2014) foi o apego ao poder e ao dinheiro. Segundo ele, as duas coisas são ‘um vício’. Cabral afirmou ainda estar arrependido por não ter falado de propinas anteriormente. O ex-governador está preso desde novembro de 2016. Somadas, as 9 condenações chegam a um total de 198 anos e 6 meses de prisão. (Via Poder360)

MUNDO
- Jean Wyllys é atacado com ovos em Portugal
O ex-deputado Jean Wyllys foi alvo de manifestações de militantes do Partido Nacional Renovador (PNR), de Portugal, na tarde de ontem, em um evento em Portugal. Convidado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para participar de uma conferência, Wyllys já havia iniciado o debate quando dois homens se levantaram da plateia e tentaram acertá-lo com três ovos. Os agressores foram imobilizados pelos seguranças do eventos e expulsos do local. (Via Estadão)

- Brasileiros que estavam detidos deixam Venezuela
Depois de dias detidos na Venezuela e impedidos de cruzar a fronteira com o com o Brasil, um grupo de 152 pessoas foi liberado ontem para voltar a Pacaraima, cidade do norte de Roraima, por volta das 20h15, horário local. São homens e mulheres que estavam fazendo turismo no Monte Roraima, além de moradores e pessoas que estavam abrigadas no consulado brasileiro em Santa Elena, cidade venezuelana mais próxima do Brasil. (Via VEJA.com

- Trump e Kim Jong-un voltam a se encontrar
O presidente americano, Donald Trump, prevê um futuro ‘maravilhoso’ para a Coreia do Norte se seu líder, Kim Jong-un, a quem ele irá encontrar em um jantar nesta quarta-feira (27), concordar em desistir de seu arsenal nuclear. Trump e Kim se encontram cara a cara pouco mais de oito meses depois de se encontrarem em Singapura, em junho do ano passado. Depois, os líderes vão compartilhar um jantar em Hanói, capital do Vietnã, antes de voltarem a se reunir na quinta-feira. (Via AFP)

FUTEBOL 
- Santos só empata em casa e cai na Sul-Americana
O Santos empatou em 1 a 1 com o River Plate-URU na noite de terça-feira, no Pacaembu, e foi eliminado já na primeira fase da Copa Sul-Americana. Na ida, 0 a 0 em Montevidéu e os visitantes avançaram por conta do gol fora de casa. (Via Gazeta Esportiva)

- Fluminense para em retranca e empata
Na estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana, o Fluminense empatou sem gols com o Antofagasta, do Chile, em partida disputada na noite de  ontem terça, no Maracanã. Agora, os dois times voltam a se enfrentar no dia 21 de março, no Chile, e o Fluminense precisa de um empate com gols ou uma vitória simples para ir à segunda fase da competição. (Via Gazeta Esportiva)
Após polêmica, Fluminense é mantido no Carioca
Fellipe Bastos é suspenso depois de vídeo com teor homofóbico

JOGOS DE HOJE
Libertadores
21h30 – Atlético-MG x Defensor
Sul-Americana
21h30 – Racing x Corinthians
Copa do Brasil
21h30 – Botafogo x Cuiabá

LOTERIA
- Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 46 milhões
Aconteceu na terça-feira (26) o concurso 2.128 da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas e o próximo sorteio deve pagar o prêmio acumulado de R$ 46 milhões. Devido a Semana do Carnaval, a loteria terá excepcionalmente três sorteios nesta semana em vez de dois: ontem, quinta-feira (28) e sábado (2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário