Coluna 1

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (05)

APOSENTADORIA
- Governo vai propor idade mínima de 65 anos
A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro vai propor idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem no Brasil e um sistema de transição por pontos, segundo minuta da Proposta de Emenda à Constituição preliminar obtida pelo 'Estadão'. A proposta que tinha sido encaminhada pelo ex-presidente Michel Temer instituía a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. (Via Estadão)

GOVERNO
- Projeto anticrime de Moro muda 14 leis
O texto do Projeto de Lei Anticrime, apresentado na segunda-feira (4) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, traz alterações em 14 leis brasileiras. O documento, que será enviado ao Congresso Nacional, foca no combate à corrupção, crimes violentos e ao crime organizado. Leia a íntegra da proposta. Alguns juristas e advogados criminalistas fazem críticas a pontos da proposta apresentada pelo ex-juiz da Lava Jato. (Via Exame.com e BBC News Brasil)
- Bolsonaro manda mensagem na 1ª sessão do Congresso
Em mensagem enviada ao Congresso no início dos trabalhos legislativos, na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o projeto de reforma da Previdência elaborado pelo governo é “moderno” e “fraterno”, vai separar “previdência de assistência” e combater “fraudes e privilégios”. Em apelo a deputados e senadores pela aprovação da reforma nas regras para aposentadorias, Jair Bolsonaro declarou que, com a mudança, “a confiança sobe, os negócios fluem, o emprego aumenta. E eis que se inicia um círculo virtuoso na economia”. (Via VEJA.com)

- Presidente tem previsão de alta hospitalar adiada
O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, disse nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro não deve ter alta antes do próximo dia 11, devido ao tratamento com antibióticos iniciado após uma elevação de temperatura na noite de domingo. A previsão inicial era de uma internação até a próxima quinta-feira (7). (Via Reuters)
Publicidade

JUSTIÇA
- Barroso manda denúncia contra Temer à 1ª instância
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, enviou ontem denúncia no caso do inquérito dos portos contra o ex-presidente Michel Temer para 1ª instância da Justiça Federal em Brasília. A denúncia descreve o funcionamento de um esquema de corrupção que teria se formado em torno do ex-presidente. Após a decisão do ministro, baseada na perda de foro privilegiado, o processo será investigado na 1ª instância da Justiça Federal e não mais no Supremo. (Via Poder360)

BRUMADINHO
- Mortes após rompimento de barragem sobem para 134
As buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, começaram mais tarde ontem por causa da chuva que caiu na região do acidente. Por volta do meio-dia, foram divulgados novos números. Segundo a corporação, 134 pessoas morreram e 199 permanecem desaparecidas. Ao menos 120 corpos foram identificados. (Via Estadão)

EDUCAÇÃO
- Sisu: termina prazo para cadastro na lista de espera
Hoje é o último dia para participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo vale para os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso. A adesão deve ser feita na página do Sisu na internet. Ao todo, o Sisu oferece nesta edição 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o Brasil. (Via Notícias ao Minuto)

MUNDO
- Incêndio em área residencial deixa mortos em Paris
Ao menos oito pessoas morreram após um incêndio em um edifício na rua Erlanger, no distrito 16, em uma zona nobre de Paris, na madrugada desta terça-feira. Segundo a agência AFP, outras 27 pessoas (incluindo bombeiros) também se feriram com menor intensidade. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o incêndio na capital francesa. (Via VEJA.com)

- Trump fará discurso com foco na imigração
O presidente americano, Donald Trump, irá nesta terça-feira (5) ao Congresso para fazer seu discurso sobre o Estado da União tendo a imigração como principal tema. Segundo a assessoria da Casa Branca, o objetivo de Trump é usar sua fala para mostrar um caminho de união para o País. Ele também voltará a defender, porém, a construção de um muro na fronteira com o México. (Via Notícias ao Minuto)

FUTEBOL
Jogos de hoje
Libertadores
19h15 - Danubio x Atlético-MG
Sul-Americana
21h30 - Unión La Calera x Chapecoense
Copa do Brasil
21h30 - River Plate x Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário