Coluna 1

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (06)

APOSENTADORIA
- Idade mínima para aposentadoria não agrada Bolsonaro
A questão da igualdade em idades mínimas de aposentadoria entre homens e mulheres ainda não tem uma definição dentro do governo, com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, a favor da igualdade, mas o presidente Jair Bolsonaro, contrário, disse na terça-feira o vice-presidente Hamilton Mourão. Documento com proposta de reforma, vazado à imprensa na segunda-feira, contém idade mínima prevista de 65 anos para homens e mulheres, a ser alcançada em uma transição de 20 anos. (Via Reuters)

 GOVERNO
- Bolsonaro exonera o ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antônio, foi exonerado do cargo de ministro do Turismo, em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6). Não está claro no decreto se a decisão afasta definitivamente o ministro ou se ocorre apenas para que ele tome posse como deputado. Nesta semana, Marcelo Álvaro Antônio foi acusado de supostamente patrocinar um esquema de candidaturas “laranjas” em Minas Gerais, em caso denunciado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’. (Via VEJA.com)
- Senado: Flávio Bolsonaro pode ganhar cargo
Os senadores devem definir nesta quarta-feira os nomes que irão compor a Mesa Diretora da Casa pelos próximos 2 anos. Em caso de acordo, haverá uma única chapa para a composição. Ainda não foram divulgados todos os nomes que devem fazer parte do novo comando da Casa. Entretanto, o senador Antonio Anastasia deverá assumir a 1ª Vice-Presidência. Uma das polêmica é a provável indicação do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) para assumir o cargo de terceiro-secretário na Mesa Diretora da Casa. (Via Poder360)

EDUCAÇÃO
- ProUni: primeira chamada sai nesta quarta
O Ministério da Educação divulga nesta quarta-feira (6) na internet o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2019. Neste ano, são oferecidas, 243.888 bolsas de estudo – um recorde desde o início do ProUni. Ao todo, são 116.813 bolsas integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições de educação superior de todo o País. (Via VEJA.com)
ECONOMIA

- Copom deve manter Selic em 6,5%
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga nesta quarta-feira o resultado de sua primeira reunião no governo do presidente Jair Bolsonaro. A expectativa unânime dos economistas é de manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. Se confirmada, será a 7ª vez consecutiva que o colegiado decide manter a Selic na mínima histórica. A decisão será conhecida a partir das 18h20. (Via Poder360)

BRASIL
- Número de mortos em Brumadinho sobe para 142
O número de mortos confirmados em decorrência da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) subiu para 142, segundo balanço divulgado na terça-feira. Ainda há 194 desaparecidos, sendo 61 da listagem da Vale e 133 de trabalhadores terceirizados ou pessoas da comunidade. Três vítimas seguem internas em hospitais de Minas Gerais e 103 pessoas foram deslocadas para alojamentos temporários, como hotéis. No total, foram localizadas 392 pessoas desde a tragédia, no dia 25. (Via VEJA.com)

JUSTIÇA
- Promotor declara suspeição e deixa ‘caso Queiroz’
Um dia após receber a investigação sobre as movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Fabrício Queiroz, o promotor Claudio Calo declarou-se suspeito e deixou o caso. O promotor também alegou no pedido de suspeição que, apesar de não ser amigo ou inimigo de nenhuma pessoa mencionada nos autos, se encontrou pessoalmente com Flávio quando este estava na condição de deputado estadual. A reunião teria sido antes dos fatos investigados serem publicados pela mídia, no dia 30 de novembro. (Via Estadão)

MUNDO
- Trump pede união, mas pressiona por muro
O presidente americano Donald Trump conduziu, na madrugada desta quarta-feira o discurso de Estado da União, evento anual no qual tradicionalmente o líder do país “presta contas” ao Congresso e detalha os projetos futuros da nação. O republicano reforçou suas principais posições de forma enfática. Ele pediu união política e pressionou congressistas pela aprovação do seu projeto de construir um muro na fronteira mexicana. Durante a fala, Trump confirmou novo encontro com o líder norte-coreano Kim-Jong Um, em 27 de fevereiro. (Via VEJA.com)

- Papa admite abuso de padres e bispos a freiras
O papa Francisco admitiu ontem que padres e bispos abusaram sexualmente de freiras - declarou ele no avião de volta à Itália, após viagem aos Emirados Árabes Unidos. ‘Houve padres e também bispos que fizeram isso’, reconheceu o sumo pontífice, que nunca havia abordado este assunto antes, ao ser questionado por uma jornalista. Em sua avaliação, é possível encontrar registros destes abusos ‘em todas as partes’. (Via AFP)

- Corpos de brasileiros são encontrados na Patagônia
Os corpos dos escaladores brasileiros desaparecidos na Patagônia foram encontrados nesta terça-feira (5). Fabrício Amaral e Leandro Iannotta iam escalar o Monte Fitz Roy, no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, mas desapareceram no dia 19 de janeiro. (Via Istoé)

- Especialistas tentam identificar corpo em avião com Sala 
O caso envolvendo o acidente do avião em que estava Emiliano Sala ganhou um novo capítulo. A aeronave foi encontrada no fundo do mar do Canal da Mancha nos últimos dias. Apesar de não mostrar o corpo, um veículo operado remotamente viu um ocupante em meio aos destroços. Agora, especialistas iniciam as buscas ao avião, que está a 63 metros de profundidade numa área com predominância de correntes fortes e clima imprevisível. (Via ESPN)

FUTEBOL
JOGOS DE HOJE
Copa do Brasil
19h15 – Altos x Santos
21h30 – Juazeirense x Vasco
Libertadores
21h30 – Talleres x São Paulo
Sul-Americana
21h30 – Botafogo x Defensa y Justicia

TELEVISÃO
- ‘BBB19’: paredão disputado elimina Hana
Aconteceu na noite desta terça-feira (05) o primeiro paredão disputado do BBB19. Com Rízia, Hariany e Hana emparedadas, o público se jogou em mutirões, campanhas e textões nas redes sociais para defender suas favoritas. No fim, Hana foi eliminada com uma porcentagem muito apertada (47,98%). Hariany teve 47,5% dos votos, e Rízia ficou com 4,52%. (Via M de Mulher)

LOTERIA
- Mega-Sena sorteia hoje R$ 3 milhões
Acontece nesta quarta-feira (6) o concurso 2.122 da Mega-Sena, que deve pagar R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria. O sorteio acontece às 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário