Coluna 1

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (26)

EDUCAÇÃO
- MEC quer que escolas filmem alunos cantando hino
O Ministério da Educação mandou na segunda (25) para todas as escolas do País um e-mail pedindo que as crianças cantem o hino nacional e que o momento seja gravado em vídeo e enviado para o governo. A mensagem pede ainda que seja lida para elas uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan da campanha de Jair Bolsonaro: ‘Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.’ Advogados afirmaram que a medida pode levar o MEC a ser questionado judicialmente. (Via Estadão)

GOVERNO
- Chance de ‘sair’ é nula, diz ministro
Em defesa das acusações de que teria patrocinado um esquema de laranjas em Minas Gerais, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse ontem em entrevista ao SBT que ‘ninguém foi plantado pra ser candidato ou candidata’ pelo PSL no Estado. Segundo o ministro, as candidaturas foram ‘espontâneas’. (Via Poder360)
- Moro se vê incompreendido em fala sobre caixa 2
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou na segunda-feira que foi incompreendido em relação a suas declarações envolvendo a criminalização do caixa dois. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Moro defendeu que um político que recebe uma verba para investir na campanha eleitoral, sem que haja contrapartida, está praticando algo ‘bastante grave’. (Via Exame.com)

BRASIL
- Desigualdade no País é a maior em sete anos
A situação ainda precária no mercado de trabalho fez a concentração de renda se aprofundar no País ano passado. No quarto trimestre de 2018, a desigualdade, quando observada a renda domiciliar per capita, atingiu o maior patamar em pelo menos sete anos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. (Via Estadão)

- Datafolha: 27,4% das mulheres sofreram agressões
Aproximadamente uma em cada quatro mulheres brasileiras com mais de 16 anos sofreu agressões nos últimos doze meses, segundo levantamento do instituto Datafolha, realizado a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça-feira (26). Na pesquisa, 27,4% das entrevistadas disseram ter sofrido alguma violência. Entre as que foram violentadas, 52% não denunciaram os casos. (Via VEJA.com)

JUSTIÇA 
- Sérgio Cabral admite ter recebido propina 
O ex-governador Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez, em depoimento ao Ministério Público Federal, que recebeu propinas em obras, contratos com fornecedores e negociações envolvendo o governo do Rio de Janeiro. O depoimento, gravado em vídeo, foi feito na última quinta-feira (21) e teve duração de quase 3 horas. (Via Poder360)

MUNDO
- Militares brasileiros evitam conflitos entre venezuelanos
Uma nova escalada de violência na fronteira do Brasil e da Venezuela em Pacaraima (RR) foi evitada na segunda-feira pela ação da Força Nacional, do Exército e da Policia Rodoviária Federal. Manifestantes venezuelanos que exigem o ingresso da ajuda humanitária brasileira e americana a seu país mais uma vez tentaram entrar em confronto com soldados da Guarda Nacional Bolivariana. Houve momentos de tensão. (Via VEJA.com)
Terra, mar e ar: como seria a guerra Brasil x Venezuela?
Maduro detém jornalistas por vídeo que mostra miséria

- Grupo de Lima recusa uso da força na Venezuela
Representados pelo seu vice-presidente, Mike Pence, os Estados Unidos enfrentaram mais resistência do que esperavam a uma solução de força para a crise venezuelana. Reunidos em Bogotá, Colômbia, os 13 parceiros do Grupo de Lima, entre os quais o Brasil, concordaram com uma transição democrática conduzida pelos próprios venezuelanos, ‘sem uso da força’. (Via VEJA.com)
Ajuda dos EUA à Venezuela não é humanitária, diz Cruz Vermelha

- Kim Jong-un chega ao Vietnã para 2ª reunião com Trump
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou nesta terça-feira a Hanói, no Vietnã, sob fortes medidas de segurança, onde uma multidão entusiasmada o recebeu antes da segunda reunião de cúpula com Donald Trump, na quarta-feira, da qual se espera que os dois busquem avanços a respeito da vaga declaração assinada no encontro anterior. (Via AFP)

LUTO
- Corpo do jornalista Roberto Avallone é cremado em SP
Desde a noite de segunda-feira, familiares, amigos e colegas de profissão se despendem do jornalista Roberto Avallone, morto ontem em São Paulo, aos 72 anos de idade. Ganhador de dois prêmios Esso e apresentador do programa ‘Mesa Redonda’, da TV Gazeta, por 18 anos, Avallone se sentiu mal durante a madrugada, foi levado ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. O corpo do jornalista será cremado hoje, às 10h30, em Embu das Artes, Grande São Paulo. (Via Gazeta Esportiva)
Maior artilheiro do Fluminense, Waldo morre aos 84 anos

FUTEBOL 
- Grêmio vence e vai às quartas do Gauchão
Na noite de ontem, o Grêmio confirmou o favoritismo diante do VEC ao derrotar o adversário por 2 a 0. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 20 pontos e, além de manter a liderança, garantiu uma vaga nas quartas de final. Enquanto isso o Veranópolis é o lanterna, com apenas três pontos. (Via Lance)

JOGOS DE HOJE
Copa Sul-Americana
19h15 - Santos x River Plate
21h30 - Fluminense x Antofagasta

LOTERIA
- Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 43 milhões
Acontece nesta terça-feira o concurso 2.128 da Mega-Sena. A loteria está acumulada e deve pagar R$ 43 milhões para quem acertar as seis dezenas. Devido a Semana do Carnaval, a loteria terá excepcionalmente três sorteios nos próximos dias em vez de dois: hoje, quinta-feira (28) e sábado (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário