Coluna 1

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (08)

PRESIDENTE
- Bolsonaro apresenta febre e pneumonia
Em boletim médico divulgado na tarde de quinta-feira (7), o hospital Albert Einstein informa que o presidente Jair Bolsonaro apresentou na noite de quarta episódio de "febre sem outros sintomas associados" e "imagem compatível com pneumonia" na tomografia de tórax e abdome. A equipe médica do hospital ajustou os antibióticos tomados pelo presidente para tratar os novos sintomas. Após a divulgação do boletim, Bolsonaro publicou no Twitter: 'Estamos muito tranquilos, bem e seguimos firmes', escreveu. Não há previsão de alta hospitalar. Um novo boletim deve ser divulgado nesta sexta-feira (8). (Via Estadão e El País)

BRUMADINHO
- Mortos chegam a 157 após rompimento de barragem
Chegou ontem a 157 o número de mortes confirmadas por conta do rompimento da barragem de rejeitos de mineração operada pela Vale em Brumadinho (MG), informou a Defesa Civil de Minas Gerais, que também disse que ainda existem 182 pessoas desaparecidas. Dos corpos já resgatados, 134 cadáveres já foram identificados pelas autoridades. Três pessoas seguem hospitalizadas e 133 estão desabrigadas. (Via Reuters)
 - PF investiga excesso de água e falha em drenagem
Com base nos depoimentos e perícias feitos até agora, a Superintendência da Polícia Federal investiga como principal hipótese para o colapso da barragem de Brumadinho (MG) o acúmulo anormal de água e a falha no sistema de drenagem. Os investigadores buscam agora acesso a dados de um radar, que a cada três minutos produzia informações em tempo sobre a estrutura, e de sensores da Vale, para avançar nas conclusões. (Via Estadão) 

ECONOMIA
- Receita libera consulta a restituições residuais do IR
A Receita Federal libera a partir das 9h (de Brasília) desta sexta-feira (8) a consulta ao lote de Imposto de Renda que contempla as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018. Segundo o Fisco, 142.698 contribuintes terão suas restituições creditadas no dia 15 de fevereiro, totalizando mais de R$ 401 milhões. A consulta pode ser feita pela internet e telefone. (Via Exame.com)

BRASIL
- RJ: temporal deixou ao menos 6 mortos
Pelo menos seis pessoas morreram em razão das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde quarta-feira. A informação foi confirmada pelo prefeito Marcelo Crivella, que decretou luto oficial de três dias, e pelo Corpo de Bombeiros. O temporal também causou um deslizamento que provocou o desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia. No total, 170 árvores e 6 postes foram derrubados em razão do vento, e 17 bolsões de alagamentos foram formados nas ruas do Rio. Vários bairros ficaram sem energia elétrica. (Via Estadão)

- SP: menina de 8 anos cai de prédio no interior 
Uma menina de 8 anos teve ferimentos graves ao cair do quarto andar de um prédio na madrugada de quinta-feira em Sorocaba, interior de São Paulo. A garota foi internada com fraturas nas pernas e possível traumatismo. A madrasta disse à polícia que a criança estava sozinha e cortou a tela de proteção da varanda com uma tesoura, caindo da janela. A Polícia Civil fez registro de queda acidental, mas aguarda o resultado da perícia. (Via Estadão)

EX-PRESIDENTE CONDENADO
- Defesa de Lula quer tirar de Curitiba ação sobre sítio
Em pedido protocolado no STF, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que a ação relativa ao sítio em Atibaia seja retirada da 13ª Vara Federal de Curitiba, que condenou Lula na quarta-feira a 12 anos e onze meses de reclusão, e enviada para a Justiça Federal de Brasília. Com isso, os advogados do petista pedem que todas as decisões tomadas pela 13ª Vara na ação, sob comando da juíza Gabriela Hardt, sejam anuladas. (Via Estadão)

MUNDO
- Corpo encontrado em destroços de avião é de Sala
Autoridades da Inglaterra informaram nesta quinta-feira que o corpo encontrado no avião em que viajava Emiliano Sala é, de fato, do jogador argentino. Sala e o piloto David Ibbotson estavam a bordo do avião que desapareceu do radar no Canal da Mancha em 21 de janeiro, em voo que ia da cidade francesa de Nantes para Cardiff, a capital do País de Gales. (Via Estadão)

- Ajuda dos EUA chega na fronteira da Venezuela
Os primeiros caminhões com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram a Cúcuta, na Colômbia, nesta quinta (7). A cidade fica próxima à fronteira venezuelana. Enviado pelos Estados Unidos, o carregamento inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimentos para ajudar os venezuelanos, que sofrem com uma grave crise de desabastecimento. (Via Notícias ao Minuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário