Coluna 1

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Vândalos destroem placa da Associação Espírita Luz, Amor e Caridade

Lamentavelmente vândalos quebraram a placa luminosa que identificava a Associação Espírita Luz, Amor e Caridade, localizado na Av. São Sebastião 1204 - Santa Clara.  É difícil aceitar que ainda convivemos com a intolerância religiosa onde pessoas não aceitam outras  religiões. Na nossa constituição Federal assegura o livre pensamento de pessoas de todas as religiões. Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.
Um país laico é aquele que segue o caminho do laicismo, uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos do Estado. O laicismo foi responsável pela separação entre a Igreja e o Estado e ganhou força com a Revolução Francesa.

O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:
“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Os frequentadores da Associação se cotizaram e recolocaram a placa de identificação. Esperamos que doravante pelo menos respeitem uma casa de orações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário