Coluna 1

terça-feira, 19 de março de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (19)

GOVERNO
- Bolsonaro se encontra hoje com Trump
Em entrevista à emissora americana Fox News, o presidente Jair Bolsonaro rebateu na segunda-feira (18) acusações de que teria ligações com milícias e com um dos policiais apontado como responsável pelos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco em março de 2018. À Fox, Bolsonaro também falou sobre seu encontro com o presidente Donald Trump, marcado para esta terça-feira (19) na Casa Branca. O brasileiro afirmou ainda ver ‘com bons olhos’ a construção de um muro na fronteira com o México, um dos principais projetos da administração Trump. (Via VEJA.com)

- Senado: pedido para Lava Toga será protocolado hoje
O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) disse que irá protocolar até o final da manhã desta terça-feira o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar o ‘ativismo judicial’ em tribunais superiores, chamada de CPI da Lava Toga. O documento tem 28 assinaturas e ganhará a 29ª na terça. De acordo com Vieira, autor do requerimento, o senador Flavio Arns (Rede-PR) assinará o pedido pela manhã. Vieira aguarda ainda a resposta oficial de senadores do PT, que na última semana pediram mais tempo para pensar antes de assinar o requerimento. (Via Estadão)
- Bolsonaro isenta de visto Austrália, Canadá, EUA e Japão
Turistas de 4 países – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – estão dispensados de visto para viajar para o Brasil. De acordo com o decreto, o visto é apenas para ‘turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional’. A estadia dos estrangeiros que preencherem esse quesito sem visto será de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. (Via Poder360)

BRASIL
- Suzano: funcionários e estudantes voltam a colégio
Pela primeira vez, desde que houve o tiroteio na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), estudantes e funcionários retornaram na manhã de segunda-feira (18) ao colégio. Ainda em choque com o massacre, os jovens chegavam o local em grandes grupos de amigos ou acompanhados dos pais. Todos os alunos receberam uma rosa branca com uma mensagem de apoio, assinada pela dirigente regional. Alguns deixaram a flor no memorial que foi feito para as vítimas. A escola volta a receber alunos nesta terça, mas aulas seguem interrompidas. (Via Estadão)

JUSTIÇA
- PGR abre 18 ações contra políticos 
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF na segunda-feira a abertura de 18 investigações envolvendo deputados federais e senadores do MDB, do PT e do Pros suspeitos de participação num esquema de pagamento e recebimento de propina na Petrobrás. Essa nova leva de pedidos de abertura de investigações decorre do conteúdo de duas colaborações premiadas ainda sob sigilo, homologadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo. (Via Reuters)

- Palocci relata propina a Lula e Sarkozy 
O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci admitiu à Justiça que houve pagamento de propina na compra de helicópteros e submarinos franceses em 2008. Na época, o Brasil assinou com a França acordos que firmavam a aquisição de 50 helicópteros e 5 submarinos. De acordo com Palocci, os desvios foram combinados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o então presidente francês Nicolas Sarkozy. As afirmações foram feitas durante depoimento na segunda-feira (18) na 10ª Vara Federal de Brasília. (Via Poder360)

MUNDO
- Utrecht: suspeito é preso após tiroteio que matou 3
Ao menos três pessoas morreram e cinco foram feridas, sendo três com gravidade, por disparos efetuados por um homem num bonde na cidade holandesa de Utrecht na manhã de segunda-feira. Segundo testemunhas, um homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória num bonde na praça 24 de Outubro, onde passam várias linhas do transporte público. Depois ele fugiu. A polícia divulgou algumas horas depois que deteve o principal suspeito, um homem de 37 anos, nascido na Turquia. (Via Deutsche Welle)
Ciclone pode ter deixado mais de mil mortos em Moçambique
França proíbe protestos na Champs-Elysées após vandalismo
Ex-presidente do Peru é preso nos EUA por embriaguez

- Impasse deve deixar 52 jogos fora da TV
Palmeiras e Athletico-PR não entraram em acordo até o momento com o Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro deste ano e, por isso, 52 partidas do campeonato nacional não terão transmissão em nenhum canal. Ambos os clubes não acertaram compromisso com TV Aberta (Globo) e pay-per-view (Premiere), apenas com TV fechada (Turner). Na temporada 2019, o torneio terá a estreia do Esporte Interativo na transmissão, o que dividirá os times e deixará a maior parte das partidas sem nenhuma emissora. (Via Estadão)

VEJA TAMBÉM:
As notícias mais importantes do momento, selecionadas pelos editores do LinkedIn
Veja a cotação do dólar, peso e outras moedas hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário