Coluna 1

sexta-feira, 22 de março de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (22)

JUSTIÇA
- Temer e Franco passam primeira noite presos
O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco passaram a primeira noite presos depois de serem alvos de um desdobramento da Lava Jato ontem quinta-feira (21). Temer está na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro em uma cela de aproximadamente 20m2 com janela, ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. Franco foi levado para a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói. (Via Poder360)

- Lava Jato: Temer liderou máquina de propinas
No pedido de prisão do ex-presidente Michel Temer, a força-tarefa da Lava Jato afirmou que o esquema atribuído ao emedebista 'se valeu de poder político para transformar os mais diversos braços do Estado brasileiro em uma máquina de arrecadação de propinas'. Segundo o Ministério Público Federal, 'por quase 40 anos a parceria criminosa atua de forma estável, perpetuando-se por décadas'. A ação da Polícia Federal cumpriu um total de oito mandados de prisão preventiva e dois de custódia temporária, além de 26 de busca e apreensão. A operação é decorrente de outra que mirou um esquema de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação que atuou na construção da usina nuclear de Angra 3. (Via Estadão)
- Fachin adia depoimento de Lula
O ministro do STF Edson Fachin suspendeu o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para esta sexta-feira. Ele prestaria depoimento sobre 4 inquéritos em trâmite que tramitam na Justiça Federal do Paraná. Segundo a defesa, Lula não teve acesso a diversos relatórios. Fachin atendeu ao pedido e citou o ‘exercício do direito de defesa’. O ministro deu o prazo mínimo de 5 dias úteis para análise. (Via Poder360)

GOVERNO
- ‘Número 2’ deixa o MEC 8 dias após ser indicada
Exatamente oito dias após ser anunciada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez como nova secretária-executiva do Ministério da Educação, a educadora Iolene Lima informou sua saída do cargo – considerado como o ‘número 2’ na hierarquia da pasta. Na madrugada desta sexta-feira, Lima utilizou sua conta no Twitter para comunicar que não faz mais parte da equipe do ministério. Ela não apresentou detalhes sobre a motivação da mudança. (Via VEJA.com)

- Bolsonaro encontra líderes sul-americanos
O presidente Jair Bolsonaro se encontra nesta sexta-feira (22) no Chile com líderes sul-americanos para discutir a criação de um grupo de desenvolvimento regional para substituir a Unasul. Bolsonaro chegou ontem ao país vizinho, onde fez uma transmissão pela internet, e retorna ao Brasil no sábado. (Via VEJA.com)

BRASIL
- João de Deus vai para hospital em Goiânia
O ministro Néfi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça, atendeu a um pedido da defesa do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, para que ele seja transferido da prisão para o Instituto de Neurologia de Goiânia, por um período inicial de quatro semanas, para que seja tratado de um quadro de ‘trombose venal profunda’. (Via VEJA.com)

MUNDO
- Venezuela prende chefe de gabinete de Guaidó
A agência de inteligência venezuelana deteve na quinta-feira o chefe de gabinete do líder oposicionista Juan Guaidó, Roberto Marrero, durante buscas em sua casa. A prisão foi rapidamente condenada pela comunidade internacional, que pressiona pela libertação do advogado. O governo de Nicolás Maduro justificou a prisão de Marrero acusando-o de envolvimento em uma suposta ‘célula terrorista’. (Via Poder360)

- União Europeia pode estender Brexit
Líderes de europeus concordaram em ampliar o prazo para definição do Reino Unido sobre o Brexit, processo de saída da União Europeia. Em vez de 29 de março ou 12 de abril, a nova data final pode ser 22 de maio caso os parlamentares britânicos consigam aprovar uma proposta de acordo. A primeira-ministra britânica desejava um adiamento até 30 de junho. (Via BBC News Brasil)

FUTEBOL
- Flu despacha Antofagasta e segue na Sul-Americana 
O Fluminense até chegou a lidar com algumas doses de emoção. Mas, contando com a qualidade de seu trio ofensivo, a equipe de Fernando Diniz despachou o estreante Antofagasta-CHI com uma vitória por 2 a 1 em pleno território chileno e passou para a segunda fase na Copa Sul-Americana. Everaldo e Luciano (que perdeu um pênalti no embate) garantiram a classificação tricolor, enquanto Jason Flores marcou para os Pumas. (Via Lance)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário