Coluna 1

segunda-feira, 25 de março de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje Segunda feira (25)

- Bolsonaro faz reunião para discutir crise
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fará uma reunião nesta segunda-feira (25) com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Segurança Institucional). A alta cúpula do governo deve discutir a crise política na relação entre o Executivo e o Legislativo, que se estende desde a última quarta-feira (20). No fim de semana, Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trocaram farpas por meio de declarações à imprensa, a respeito da articulação política para a tramitação e aprovação da reforma da Previdência. (Via Poder360)

JUSTIÇA
- Justiça libera 2º envolvido na ação que prendeu Temer
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou ontem a libertação de Carlos Jorge Zimmermann. Ele foi o segundo preso da operação Descontaminação a ter o pedido de habeas corpus acatado. Na ação, na semana passada, foram levados à cadeia o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras oito pessoas. No despacho, a desembargadora estende a Zimmermann a decisão que libertou no sábado Rodrigo Castro Alves Neves. Os dois foram presos em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva. (Via Estadão)
Temer abre mão de banho de sol nos primeiros dias
BRASIL 
- SP: fogo em favela deixa um morto; suspeito é preso
Após sofrer queimaduras no incêndio da Favela do Cimento, na região do Viaduto Bresser, na zona leste de São Paulo, um homem ainda não identificado morreu na tarde de domingo. A prefeitura também informou que um suspeito de iniciar o incêndio no sábado foi preso na madrugada de ontem, quando aconteceu a reintegração de posse prevista na área, às margens da Radial Leste. (Via Estadão)

- MG: rompimento de barragem poderia atingir 3 cidades
Mais duas cidades, e não apenas Barão de Cocais, podem ser atingidas pela lama de rejeitos da barragem Sul Superio da mina de Gongo Soco, da Vale, caso a estrutura se rompa. Na última sexta-feira, 22, o nível de alerta da represa subiu para 3, que significa ruptura iminente ou em andamento. No domingo, a Defesa Civil disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente. (Via Estadão)

- Tempestade tropical deve chegar à BA e ao ES
Uma tempestade tropical ‘iba’ (ruim em Tupi Guarani) deve atingir o litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até a próxima terça-feira (26). Há previsão de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros. São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h em alto-mar, e 61 km/h junto à costa. (Via Estadão)

- João de Deus é acusado de tentativa de assassinato
Uma mulher que não quis se identificar disse, no domingo, em entrevista ao programa ‘Fantástico’, da TV Globo, que foi estuprada, baleada três vezes e lançada de uma ponte pelo médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, que está preso desde dezembro de 2018 acusado de abusos sexuais. Ela teria sobrevivido porque foi resgatada do rio por um pescador. O advogado do médium afirmou ter sido pego de surpresa com as acusações e que elas carecem de provas. (Via VEJA.com)

MUNDO
- Trump não fez conluio com russos, diz relatório
A campanha do presidente americano Donald Trump não conspirou com a Rússia durante a eleição de 2016, segundo relatório do procurador Robert Mueller, que foi apresentado ao Congresso americano no domingo. O relatório não chegou a uma conclusão sobre se Trump tentou obstruir a Justiça durante a investigação, mas também não isentou o presidente da acusação. (Via BBC News Brasil)

- Após ciclone, África tem ameaça de epidemias
O risco de epidemias ameaça agravar ainda mais a situação dos sobreviventes do ciclone Idai, que há dez dias devastou extensas áreas de Moçambique, do Malaui e do leste do Zimbábue. No domingo, o número de mortos na catástrofe alcançou 762 – 446 só em Moçambique. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas. (Via Poder360)

- Queniano é eleito ‘melhor professor do mundo’
Um professor de ciências da zona rural do Quênia, que doa a maior parte de seu salário para apoiar os alunos mais pobres, ganhou um prêmio de US$ 1 milhão (R$ 3,9 milhões) ao ser eleito o melhor professor do mundo. Peter Tabichi, membro da ordem religiosa franciscana, ganhou o Global Teacher Prize de 2019, e foi elogiado por suas realizações em uma escola sem infraestrutura, em meio a classes lotadas e poucos livros didáticos. (Via BBC News Brasil)

FUTEBOL
- Gustagol salva, e Timão busca empate
A estrela de Gustagol segue mais forte do que nunca. De volta após 22 dias de lesão, o camisa 19 saiu do banco de reservas e fez o Corinthians arrancar o empate em 1 a 1 com o Ferroviária, em jogo tenso no domingo, na Arena Fonte Luminosa no qual Diogo Mateus abriu o placar e Cássio saiu machucado, em jogo válido pelas quartas de final do Paulistão. (Via Lance)

- Flamengo leva susto, mas vence o Fluminense
Os talentos individuais fizeram a diferença, no domingo, no Maracanã e o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 2, no clássico. A vitória na sexta e última rodada na Taça Rio, no entanto, não veio barata. Bruno Henrique, duas vezes e Gabigol abriram vantagem de três gols no placar. Dodi e João Pedro diminuíram para o Tricolor. (Via Lance)

Nenhum comentário:

Postar um comentário