Coluna 1

sexta-feira, 8 de março de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje ´sexta feira (08)

MULHERES
- Atos contra violência devem marcar o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (8), deve ser marcado por atos contra a violência e a favor da igualdade de direito entre os gêneros em várias cidades ao redor do mundo. No Brasil, movimentos sociais e integrantes de partidos da oposição ao governo Bolsonaro programaram atos em todas as capitais. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, assinam em Brasília um acordo de cooperação para estabelecimento de políticas públicas de combate a agressões contra mulheres. (Via HuffPost Brasil)

 GOVERNO
- Bolsonaro: fala sobre Forças Armadas foi mal interpretada
O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que sua declaração em que afirma que a democracia e a liberdade existem só porque as Forças Armadas querem foi mal interpretada. Segundo o capitão reformado do Exército, ‘é assim em todo lugar no mundo’. Em transmissão no Facebook, ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e do porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, o presidente disse que a fala ‘começou a levar para 1 lado das mais variadas interpretações possíveis’. (Via Poder360)
- Presidente pede ‘sacrifício’ de militares para Previdência
No primeiro evento público após a crise devido a um tuíte com conteúdo pornográfico em que criticou o Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira que os militares também terão mudanças na Previdência. ‘O que eu quero aos senhores é sacrifício também. Entraremos, sim, numa nova Previdência que atingirá os militares, mas não esqueceremos especificidades de cada Força’, afirmou. (Via HuffPost Brasil)

JUSTIÇA
- TRE autoriza PF a investigar candidatura 'laranja' do PSL
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco autorizou a Polícia Federal a investigar suposto esquema de irregularidades no Estado na aplicação do fundo eleitoral do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, na campanha de 2018. A candidata à deputada federal do partido no Estado, Maria de Lourdes Paixão, teria atuado como ‘laranja’ para receber R$ 400 mil de verba pública eleitoral. Segundo a PF, o inquérito deve ser aberto nos próximos dias. (Via Estadão)

BRASIL
- Agressor de Bolsonaro tem doença mental, diz perícia
Peritos indicados pela Justiça Federal atestaram, em laudo, que Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro, sofre de doença mental. O documento pode levar Adélio a ser considerado inimputável perante a Justiça Criminal. Ele está preso desde 6 de setembro do ano passado, quando golpeou com uma faca o abdome do então candidato à Presidência, em uma rua de Juiz de Fora (MG). Ele confessou o crime. (Via VEJA.com) 

MUNDO
- Venezuela sofre blecaute; governo culpa ‘sabaotagem’
Uma grande falta de energia atingiu a Venezuela na quinta-feira, um problema que o governo do presidente Nicolás Maduro rapidamente apontou como resultado de uma ‘sabotagem’ em uma hidrelétrica que fornece a maior parte da energia do país. A falta de eletricidade é frequente na Venezuela, onde a economia está em colapso sob a hiperinflação, com falta crônica de alimentos e medicamentos e uma emigração em massa de mais de 3 milhões de pessoas. (Via Reuters)

FUTEBOL
- Cruzeiro estreia com grande vitória na Libertadores
A estreia do Cruzeiro na Libertadores de 2019 foi com uma boa vitória fora de casa, diante do Huracán-ARG, em Buenos Aires, por 1 a 0, gol de Rodriguinho, o melhor em campo. Seguro, o time comandado por Mano Menezes soube segurar o ímpeto dos argentinos e controlou o jogo na maior parte do tempo, mesmo com alguns momentos de pressão do Huracán por estar atrás no placar. (Via Lance)

- Santos goleia e avança na Copa do Brasil
O Santos jogou um belo futebol e goleou o América-RN por 4 a 0 na noite de quinta-feira, no Pacaembu. A vitória fez o Peixe avançar à terceira fase da Copa do Brasil. O adversário será o Atlético-GO. O Alvinegro dominou as ações desde o começo e marcou com Derlis González, Jean Mota, Rodrygo e Felipe Aguilar. (Via Gazeta Esportiva)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário