Coluna 1

segunda-feira, 11 de março de 2019

Hospital Regional de Santarém realizará palestras sobre cuidados com a diabetes

Com objetivo de orientar os pacientes diabéticos sobre os riscos da doença e promover maior qualidade de vida durante o tratamento, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizará quatro palestras no dia 20 de março. Inicialmente, o projeto vai atender os usuários que já são acompanhados pelo HRBA. Posteriormente, as palestras serão expandidas aos bairros de Santarém e a outros municípios do Oeste do Pará. A ideia é envolver, também, os familiares para que consigam auxiliar no tratamento. Os ciclos de palestras devem ocorrer mensalmente.
O responsável pelo projeto é o endocrinologista e diretor Clínico do HRBA, Manoel Alvarenga, que alerta sobre os riscos da doença. “A cada minuto são feitas duas amputações decorrentes de diabetes no mundo. Além disso, a maior causa de cegueira, no mundo, é a diabetes. A doença também é responsável pela principal causa de insuficiência renal crônica, com tratamento de hemodiálise, e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares”, afirma Alvarenga.

No entanto, ele ressalta que é possível conviver com a doença sem enfrentar esses problemas. A orientação adequada e o conhecimento a respeito da diabetes fazem toda a diferença. “Tenho paciente com quase 30 anos convivendo com a doença sem complicações, porque sempre soube manter os cuidados. Em compensação, tem casos em que a pessoa não recebe a orientação adequada e, em pouco tempo, já sofre consequências severas. Diabetes é coisa séria! Tem muita gente com a doença, mas sem orientação adequada”, explica o endocrinologista.

Programação
Para garantir que todos os pacientes tenham acesso às informações, o HRBA irá realizar o primeiro ciclo de palestras, com envolvimento familiar, no dia 20 de março, no auditório da Unidade.

14h - “Diabetes: quais os tipos, como reduzir os riscos e como prevenir”;
15h – “Tratamento alimentar: descobri diabetes e agora, o que eu posso comer? Segredos de especialista”;
16h – “Tratamento medicamentoso: qual medicamento é adequado para cada caso e porque não se deve temer a insulina”.
17h – “Como tratar e prevenir os riscos da diabetes”.
Joab Ferreira/Ascom Pro Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário