Coluna 1

sábado, 9 de março de 2019

Surto de H1N1 no Amazonas faz Santarém pedir antecipação de campanha

O pedido foi feito ontem sexta-feira (8) por conta de mortes no estado vizinho. A Prefeitura de Santarém solicitou à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no município. O pedido foi feito na última sexta-feira (8) por conta do surto do vírus H1N1 no Amazonas, que já levou a óbito pelo menos 17 de pessoas recentemente e fez o Ministério da Saúde decretar recentemente situação de emergência no estado vizinho.  A campanha oficial está prevista para iniciar em 15 de abril. A prefeitura santarena justificou o pedido de antecipação apontando o fato do município ser divisa do Amazonas e receber um grande fluxo de passageiros de Manaus via embarcações ou empresas aéreas. 
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, 301 casos de gripe já foram notificados. Destes, 69 já foram confirmados para o vírus da Influenza A. O boletim divulgado aponta ainda que das 17 mortes, 13 foram em Manaus, duas em Manacapuru, uma em Parintins e uma em Itacoatiara.

O governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus intensificaram a campanha de prevenção ao H1N1 e adotaram medidas em conjunto para garantir atendimento na rede de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário