Coluna 1

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (10)

RIO DE JANEIRO
Chuva inunda parte do Rio e deixa ao menos 10 mortos

GOVERNO
- Bolsonaro completa 100 dias na Presidência
Alçado pela maioria do apoio popular, um presidente estreante no cargo tem, em geral, boas condições para iniciar seu governo. O período costuma ser chamado de ‘lua de mel’ - uma metáfora bem ao gosto do presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente compara as relações políticas com namoro e matrimônio. No caso dele, que completa cem dias no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, o casório com o povo brasileiro começou mais tumultuado do que o comum. (Via BBC News Brasil)
- Presidente se reúne com árabes para evitar boicote
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que ela e o presidente Jair Bolsonaro vão se reunir com 51 embaixadores de países árabes e muçulmanos nesta quarta-feira (10). O evento é tido como um esforço para conter uma possível retaliação comercial dos países árabes ao Brasil após nova orientação pró-Israel do governo Bolsonaro, que incluiu uma viagem do presidente ao país na semana passada e o anúncio de um escritório comercial do Brasil em Jerusalém. (Via Estadão)

- Relator dá aval à reforma da Previdência na CCJ
Como esperado, o relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou parecer favorável ao projeto na terça-feira. A comissão foi marcada por tensão e chegou a ser interrompida após o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) acusar o líder do PSL,. Delegado Waldir (GO), de estar armado. (Via Poder360)

SAÚDE
- Campanha de vacinação contra gripe começa hoje
Começa nesta quarta-feira a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O mutirão contra o vírus Influenza será entre os dias 10 de abril e 31 de maio e ocorrerá em duas etapas. Na primeira fase da campanha, a prioridade será vacinar crianças de 1 ano a menores de 6 anos de idade, além de gestantes e puerpérias (com até 45 dias após o parto). Idosos, profissionais da saúde e professores, pacientes com doenças crônicas, povos indígenas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e presidiários serão vacinados após o dia 22 de abril. (Via Estadão)

JUSTIÇA
- PGR libera parecer e STJ pode julgar Lula na quinta-feira
A Procuradoria-Geral da República apresentou ao Superior Tribunal de Justiça um parecer em que se manifesta contra o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o processo referente ao tríplex do Guarujá seja enviado à Justiça Eleitoral. Após o parecer da PGR, é possível que o recurso movido pelos defensores do ex-presidente seja julgado já na próxima sessão do colegiado, na quinta-feira (11). (Via VEJA.com)

- STF manda soltar ex-presidente da Petrobrás e BB
A Segunda Turma do STF mandou soltar ontem o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine. Votaram a favor da soltura de Bendine os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Cármen Lúcia e Edson Fachin decidiram pela manutenção da prisão. O ex-presidente das estatais está preso desde julho de 2017, em Curitiba, em decorrência da 42ª fase da operação Lava Jato. (Via VEJA.com)

MUNDO
- Aos 83 anos, Dalai Lama é hospitalizado
O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, foi internado em um hospital de Nova Délhi na terça-feira com infecção no peito, disse um assessor, acrescentando que o estado do monge budista de 83 anos era estável. Dalai Lama, que fugiu para a Índia no início de 1959 após uma rebelião fracassada contra o domínio chinês, vive exilado na cidade montanhosa de Dharamshala, no norte da Índia. (Via Reuters)

JOGOS DE HOJE
Libertadores
19h15 – Cerro Porteño x Atlético-MG
19h15 – Cruzeiro x Huracán
21h30 – Grêmio x Rosario Central
21h30 – Palmeiras x Junior de Barranquilla
Copa do Brasil
19h15 – Fluminense x Luverdense
19h15 – Criciúma x Chapecoense
21h30 – Santa Cruz-PE x ABC
21h30 – Avaí x Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário