Coluna 1

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (22)

POLÍTICA
- STF mira empresários ligados a Bolsonaro, diz revista 
Reportagem publicada no último fim de semana pela revista ‘Época’ diz que uma das razões que levaram ministros do STF a abrir e manter inquérito sobre ataques ao STF seria uma ação financiada por empresários que doaram para Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado e que continuam apoiando o governo do presidente. A suspeita, segundo a publicação, é que haja algo orquestrado, com dinheiro privado, contra o tribunal. (Via Catraca Livre)

- Bolsonaro reitera cortes em patrocínios da Petrobras
O presidente Jair Bolsonaro reiterou no domingo a ordem de seu governo para a Petrobrás rever os seus contratos de patrocínio ao setor cultural e justificou que a medida tem o objetivo de ‘saber o que fazem com bilhões de reais da população brasileira’. Em nota no Twitter, Bolsonaro indicou haver dúvidas de que os beneficiados são realmente dessa área. (Via VEJA.com)
BRASIL
- RJ: encontrada última vítima fatal de Muzema
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro encontrou no domingo o corpo da última vítima desaparecida no desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema. Trata-se de uma mulher. Com isso, o número de mortos na tragédia, ocorrida no último dia 12, chega a 23. Há oito sobreviventes. (Via VEJA.com)

MUNDO
- Explosões matam ao menos 290 no Sri Lanka
O Sri Lanka tenta se recuperar nesta segunda-feira do violento Domingo de Páscoa, no qual vários homens-bomba mataram ao menos 290 pessoas com detonações em igrejas católicas que celebravam a missa da Ressurreição e em hotéis de luxo. Os atentados, que também deixaram mais de 500 feridos, provocaram uma onda internacional de emoção e indignação. As autoridades anunciaram a detenção de 24 pessoas, mas não revelaram detalhes sobre os suspeitos. (Via AFP)

- Ghosn é acusado pela 4ª vez por promotores japoneses
Promotores japoneses apresentaram nesta segunda-feira (22) a quarta acusação formal contra o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn. Desta vez, a denúncia trata de supostos pagamentos feitos por uma subsidiária da Nissan a uma empresa privada de investimento que seria controlada pelo brasileiro e com sede em Omã. Estima-se que o prejuízo causado a Nissan chegue a US$ 5 milhões. (Via Estadão)

- Comediante é eleito presidente da Ucrânia
O ator e comediante, novato na política, Volodimir Zelenski alcançou neste domingo (21) uma impressionante vitória nas eleições presidenciais da Ucrânia contra o atual presidente Petro Poroshenko, abrindo uma nova página de incerteza para o país em guerra prestes a integrar a União Europeia. Após quatro meses de campanha, focada principalmente nas redes sociais, o ator conquistou 73,2% dos votos no segundo turno da eleição, contra 25,3% do rival. (Via AFP)

FUTEBOL
- Corinthians vence São Paulo e é tricampeão
O Corinthians é, mais uma vez, campeão paulista. Neste domingo, a equipe alvinegra venceu o São Paulo, por 2 a 1, e conquistou o tricampeonato consecutivo do Estadual, seu 30º título no geral. Vágner Love foi o herói da tarde, com um gol aos 43 minutos do segundo tempo. Os donos da casa saíram na frente com Danilo Avelar, mas Antony empatou ainda no final do primeiro tempo. Quando tudo parecia encaminhado para os pênaltis, Love recebeu um lindo lançamento de Sornoza e mandou para as redes para fazer a Arena explodir. (Via ESPN)

- Flamengo volta a vencer o Vasco e garante título 
O Flamengo voltou a vencer o Vasco, dessa vez no Maracanã, e por 2 a 0, e conquistou o Campeonato Carioca. Após ter feito 2 a 0 no Engenhão, o Rubro-Negro fez a festa de sua torcida, que antes do jogo apresentou um lindo mosaico com os dizeres ‘festa na favela’ (a frase teria sido proibida nas redes sociais do clube, que depois negou). Foi o 35° título da equipe da Gávea, maior campeão do Rio. (Via oGol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário