Coluna 1

terça-feira, 9 de abril de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (09)

GOVERNO
- Weintraub pode mudar 2º escalão do MEC
O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, comentou sobre possíveis mudanças no Ministério da Educação após a escolha, anunciada ontem, de Abraham Weintraub para substituir Ricardo Vélez. ‘O nosso presidente autoriza e aliás estimula que os ministros escalem suas equipes’, disse ontem. Segundo o jornal ‘O Globo’, alunos de Olavo de Carvalho demitidos do MEC podem ser reconduzidos e militares devem ser demitidos. O atual secretário-executivo, nomeado em 29 de março, é o tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira. Weintraub toma posse nesta terça-feira (9) como ministro, às 14h. (Via Poder360)

- Bolsonaro diz que faltou ‘gestão’ a Vélez no MEC
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (8) que faltou ‘gestão’ e ‘expertise’ a Ricardo Vélez enquanto esteve à frente do Ministério da Educação. ‘Basicamente, [faltou] a questão da gestão. O ministro não tinha essa expertise, aí foi acumulando uma série de problemas e, lamentavelmente, chegamos à situação em que tivemos que substituir nosso querido Vélez. É uma pessoa simpática, amável e competente, mas a questão da gestão deixou a desejar’, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan. (Via Poder360)
- Maia nega articulação: ‘Não vou ser mulher de malandro’
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que segue apoiando a reforma da Previdência, mas não atuará como articulador político. ‘Continuo defendendo a matéria em qualquer ambiente que eu possa fazê-lo. Agora, eu não tenho mais as condições que eu tinha até 1 mês atrás de ser um articulador político, isso eu não posso. Se o governo quer votar em 15 de junho, a pauta tá dada. Se o governo vai ganhar, você pergunta pro ministro Onyx [Lorenzoni, da Casa Civil]’, afirmou. (Via Poder360)

- Governo sanciona nova lei para ‘bons pagadores’
O presidente Jair Bolsonaro sancionou na segunda-feira (8) a lei que muda as regras do tão falado cadastro positivo, uma lista de consumidores que são bons pagadores. A mudança deve acelerar a redução das taxas de juros de empréstimos no Brasil, entre as mais altas do mundo. Entenda como funciona a lei. (Via Exame.com)

BRASIL 
- Temporal deixa mortos e áreas destruídas no Rio
Um temporal que atinge o Rio de Janeiro desde o início da noite de segunda-feira (8) alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros em vários bairros. A Polícia Militar confirmou que uma pessoa morreu na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade. Já no Morro da Babilônia, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro em um soterramento e informou que duas mulheres adultas morreram. As equipes continuam no local em busca de outras possíveis vítimas. (Via Estadão)

- Viúva de fuzilado no RJ: ‘Militares ficaram de deboche’
Luciana Nogueira, viúva de Evaldo Rosa, fuzilado na zona norte do Rio no domingo, se emocionou depois de comparecer ao Instituto Médico Legal para reconhecer o corpo do marido. Ela estava no carro dirigido pelo músico e que foi atingido por cerca de 80 tiros disparados por homens do Exército. Ontem, dez dos 12 militares que estavam na patrulha foram presos após prestarem depoimento sobre a ação. A investigação do caso está com a Justiça Militar. (Via Istoé)

- Vale oferece acordo a vítimas de Brumadinho
A mineradora Vale assinou termo de compromisso com a Defensoria Pública de Minas Gerais por meio do qual atingidos pelo rompimento de barragem da companhia em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, poderão optar por acordos extrajudiciais para indenizações, individuais ou por núcleo familiar. Caso atingidos optem por esse caminho, a estimativa é a de que a reparação ocorra em um prazo de 30 dias, desde o primeiro atendimento até o pagamento da indenização. (Via Reuters)

- ‘RG digital’ deve começar a ser expedido no 2º semestre
A partir deste ano, todos os brasileiros poderão emitir a Identidade Digital, e não somente os cerca de 90 milhões de eleitores já cadastrados na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso porque, o programa Identificação Civil Nacional, responsável pela emissão do documento, também coletará as informações biométricas dos cidadãos que ainda não têm as impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral. A expectativa é de que a emissão comece no segundo semestre de 2019. (Via Canaltech)

MUNDO
- Israel inicia eleição que decidirá futuro de Netanyahu
Os israelenses começaram nesta terça-feira a votar em eleições legislativas cruciais para o futuro do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se mantém há vários anos no poder, apesar de persistentes denúncias de corrupção. Mais de seis milhões de israelenses estão convocados para eleger 120 deputados. (Via AFP)
Reprodutor de vídeo de: Dailymotion (Política de Privacidade )
 
 FUTEBOL- Timão tira Santos nos pênaltis e vai a final
Diante de um Pacaembu lotado de santistas, o Timão não se furtou a apostar na sua força defensiva para fazer valer a vantagem conquista em Itaquera, mas a estratégia deu certo só até os 41 minutos do segundo tempo, quando Gustavo Henrique ganhou bola alta, garantiu o triunfo do Peixe por 1 a 0 e levou tudo para os pênaltis. Cássio dessa vez não foi herói, mas o Timão comemorou por causa das batidas na trave de Kaio Jorge e Victor Ferraz. O Corinthians tem agora o São Paulo pela frente na luta pelo título do Estadual nos dois próximos domingos. (Via Gazeta Esportiva)

JOGOS DE HOJE
Libertadores
19h15 – Athletico-PR x Tolima
21h30 – Internacional x Palestino
Copa do Brasil
19h15 – Fluminense x Luverdense
19h15 – Bahia x CRB

VEJA TAMBÉM:
As notícias mais importantes do momento, selecionadas pelos editores do LinkedIn
Veja a cotação do dólar, peso e outras moedas hoje
Confira a previsão do tempo para hoje na sua cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário