Coluna 1

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Yoshizo Machida recebe reconhecimento internacional

Com mais de 50 anos de experiência no karatê, o mestre Yoshizo Machida recebeu o título de 8º Dan, um reconhecimento internacional da Associação Japonesa de Karatê (JKA) destinado a pessoas com trajetórias notáveis nesta arte marcial. O diploma foi entregue ao sensei na última quinta (11), em cerimônia realizada na cidade de Tóquio, no Japão. Diferente de outros títulos dentro deste esporte, não há exame de graduação para ser 8º Dan. O título é recomendado por um comitê de mestres japoneses apenas para pessoas com mais de 60 anos que sejam notáveis no caminho do karatê. 
 Em solo nacional, Machida é o segundo mestre carateca a receber esta certificação. "O 8º Dan reforça o reconhecimento internacional do trabalho realizado nos últimos anos para a propagação e valorização do karatê no Brasil", destacou Machida.

Nascido no Japão, Yoshizo Machida se dedica ao karatê desde 1961. Ao imigrar para o Brasil, em 1968, contribuiu para consolidar a prática na América Latina e criou um estilo próprio: o Machida Karatê, uma variação do shotokan-ryu focada na defesa pessoal. Este estilo, que inclui valores como a disciplina, respeito e espírito esportivo, tornou-se uma filosofia da família, que tem como um dos principais expoentes o campeão mundial de MMA Lyoto Machida.

Apesar de sua longa trajetória nas artes marciais, o sensei Yoshizo Machida está longe de se acomodar. “Estou no Japão agora não só para receber o título de 8º Dan. A cada dois ou três anos, viajo e faço cursos para a minha técnica melhorar. Então, durante quatro dias, de manhã e à tarde, estou tomando cursos de kata, luta, fundamentos e defesa pessoal”, relata o mestre, que acumula o cargo de presidente de honra da JKA Brasil.
Jobson Marinho
Analista |Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário