Coluna 1

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (27)

- Atos pró-Bolsonaro tomam as ruas de todos os Estados
Milhares de manifestantes foram às ruas de cidades brasileiras no domingo, (26), em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e em defesa de temas como a reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. As mobilizações mais significativas foram registradas em São Paulo e no Rio. Houve registros de manifestações em todos os Estados e no Distrito Federal. (Via Estadão)

- Foram ‘pautas legítimas e democráticas’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no final da tarde de domingo, por meio do Twitter, que a grande maioria dos manifestantes foi às ruas durante o dia pelo país ‘com pautas legítimas e democráticas’. ‘Há alguns dias, fui claro ao dizer que quem estivesse pedindo o fechamento do Congresso ou STF hoje estaria na manifestação errada. A população mostrou isso. Sua grande maioria foi às ruas com pautas legítimas e democráticas, mas há quem ainda insista em distorcer os fatos’, afirmou sem especificar a quem estava se referindo. (Via VEJA.com)

 BRASIL

- Rebelião em presídio de Manaus deixa 15 mortos
Quinze detentos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, por volta das 12h30 de domingo. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas, os óbitos ocorreram durante uma briga entre os presos. A situação foi controlada por volta das 15 horas. A unidade é a mesma onde em 2017 aconteceu um massacre que deixou 56 mortos. (Via Estadão)
Ataque a bar deixa 4 mortos em São Gonçalo (RJ)

- MG: paredão de mina em Cocais cede até 20 cm
A Defesa Civil continua monitorando a movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, em Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte. A movimentação do paredão chegou a 20 centímetros em alguns pontos, um centímetro acima do observado anteriormente. (Via Exame.com)
População de Cocais vive expectativa de tragédia

MUNDO
- União Europeia terá parlamento mais verde e populista
As eleições mais disputadas para o Parlamento Europeu em décadas chegaram ao fim no domingo (26) com a direita eurocética e anti-imigração e os ambientalistas ganhando espaço sobre partidos tradicionais que costumavam formar o centro político do bloco. Ao todo, 426 milhões de pessoas foram convocadas a votar. As eleições deste ano foram vistas como um teste da influência dos movimentos nacionalistas, populistas e de extrema direita, que ganharam força no continente nos últimos anos e influenciaram decisões importantes como a saída do Reino Unido da União Europeia. (Via Deutsche Welle)
França castiga Macron e dá vitória a Le Pen

- Terremoto sacode Peru e é sentido até no Brasil
Um forte terremoto de magnitude 8, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos e 7,5, segundo o instituto geofísico peruano, sacudiu o Peru e os países vizinhos na madrugada de domingo. O tremor também foi sentido no Acre e no Amazonas, no Brasil. Até o momento, há ao menos 12 feridos e ainda poucas informações sobre o alcance dos danos. (Via El País)

NEGÓCIOS
- Fiat Chrysler apresenta projeto de fusão à Renault
A montadora Fiat Chrysler (FCA), de capital italiano e americano, apresentou nesta segunda-feira um projeto de fusão com a francesa Renault, o que criaria o terceiro maior grupo mundial do setor, um anúncio celebrado pelos investidores e o governo francês. De acordo com a proposta da FCA para a Renault, o novo grupo pertenceria em 50% aos acionistas da empresa ítalo-americana e em 50% aos acionistas da montadora francesa. (Via Autocar e AFP)

LUTO
- Piloto do SuperBike more após acidente em SP
Após sofrer acidente no circuito de Interlagos, em São Paulo, na curva do Laranjinha, em atividade anterior à prova do SuperBike Brasil, principal categoria de motovelocidade do País, Danilo Berto não resistiu aos ferimentos e morreu. O piloto de 35 anos foi levado de helicóptero à unidade hospitalar e passou por cirurgia, mas não sobreviveu. Ele teve fraturas no fêmur e na bacia, além de perfuração no pulmão e hemorragia, que havia sido controlada. (Via Estadão)

FUTEBOL
- Corinthians mantém tabu sobre o São Paulo
Nove vitórias e três empates. Este é o atualizado retrospecto dos confrontos entre Corinthians e São Paulo, na Arena, em Itaquera. No domingo, pelo Campeonato Brasileiro, mais um capítulo desse tabu. Com gol de Pedrinho, os corintianos mantiveram a escrita e venceram, por 1 a 0, a equipe são-paulina. (Via oGol)
Cruzeiro perde para Chape e fica perto do Z-4
Em noite de Gilberto, Bahia vence Fluminense
Santos e Inter empatam em jogo animado na Vila

- Flamengo vira no fim e vence Athletico
Contra um time misto do Athletico Paranaense, que se prepara para o jogo de volta da decisão da Recopa Sul-Americana, o Flamengo encontrou dificuldades no Maracanã, chegou a sair na frente, mas acabou levando a virada. Entretanto, já nos minutos finais, no abafa, o Rubro-Negro Carioca voltou a virar e, com o coração na ponta da chuteira, venceu, por 3 a 2. (Via oGol)
Fortaleza arranca empate no fim e Vasco segue sem vencer
Classificação: como fica a tabela do Brasileirão após a rodada

JOGOS DE HOJE
Brasileirão
20h00 – Avaí x Ceará
20h00 – CSA x Goiás

VEJA TAMBÉM:
As notícias mais importantes do momento, selecionadas pelos editores do LinkedIn
Veja a cotação do dólar, peso e outras moedas hoje
Confira a previsão do tempo para hoje na sua cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário