Coluna 1

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (14)

GREVE GERAL
- SP: veja o que abre e fecha com a greve desta sexta
Centrais sindicais de todo o País convocaram para esta sexta-feira, 14, uma greve geral, que deve afetar o funcionamento de serviços de transportes, escolas e órgãos públicos e privados. Confira o que terá funcionamento normal e o que ficará fechado neste dia de paralisação. (Via Estadão)

- Força Nacional vai reforçar prédio do MEC nesta sexta
Em decreto publicado no Diário Oficial da União, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a sede do Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira 14 – data na qual centrais sindicais convocaram uma greve geral em todo o país. (Via Veja.com)
PREVIDÊNCIA
- Centrão pressiona e economia pode ser menor
Parlamentares dos partidos do Centrão (grupo informal formado por PP, PL, PRB, DEM e Solidariedade) e da oposição ainda pressionam o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para fazer novos ajustes no texto antes mesmo da votação na Comissão Especial. (Via Estadão)

- Relator da Previdência entrega parecer; veja ponto
O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou nesta 5ª feira o parecer da proposta na Comissão Especial. Segundo o relator, a economia esperada em 10 anos é de R$ 1,13 bilhões. (Via Poder360)

CASO NEYMAR
- 'A verdade aparece', diz Neymar após depoimento
Neymar deixou a 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, na noite desta quinta-feira, pouco depois das 20h, após três horas e 20 minutos de depoimento. O jogador teve de prestar esclarecimentos à Polícia por conta da acusação de estupro feita pela modelo Najila Trindade. (Via Reuters)

CONVERSAS VAZADAS
- Greenwald relata ameaças após vazar conversas
Glenn Greenwald disse nesta quinta-feira ter recebido ameaças "grotescas", inclusive contra seu marido e filhos, depois de ter publicado trocas de mensagens vazadas que mostraram que Sérgio Moro conspirou para manter Lula fora da disputa presidencial de 2018. (Via AFP)

- Moro afirma que não faz ‘justiça vingativa’
Para o ex-juiz da Lava Jato em Curitiba, sua atuação no combate à criminalidade e à corrupção não é “uma espécie de justiça vingativa”, mas uma forma de proteger as pessoas. Moro afirmou que sua atuação tem o objetivo “de proteger as pessoas e melhorar a qualidade de vida delas”. (Via Veja.com)

- 'Mentira foi muito longe', diz Lula sobre Moro
Lula voltou a criticar a condução de suas ações na Operação Lava Jato pelo ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. "Ele (Moro) estava condenado a me condenar porque a mentira havia ido muito longe", disse. (Via Estadão)

BEBIDAS EM ESTÁDIO
- SP libera venda de bebida alcoólica nos estádios
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta quinta-feira por votação simbólica o projeto de lei que libera a venda de bebida alcoólica em eventos esportivos nos estádios de futebol em São Paulo. (Via Estadão)

COPA AMÉRICA
- Brasil estreia cercado de pressão e de favoritismo
A partir das 21h30 desta sexta-feira o técnico Tite terá uma sequência de obstáculos a superar para garantir a permanência no comando da seleção brasileira, assim como acabar com o jejum de títulos continentais da equipe. A estreia da Copa América contra a Bolívia, no Morumbi marca o início de uma jornada de muita expectativa e pressão sobre o treinador. (Via Estadão)

NBA
-  Raptors vencem Warriors e são campeões da NBA
Pela primeira vez na história, o Toronto Raptors é campeão da NBA! A franquia nascida em 1995 fechou a série das Finais deste ano em 4 a 2 ao vencer o Golden State Warriors por 114 a 110, nesta quinta-feira, na Oracle Arena. (Via ESPN)

LUTO
- Jornalista Clóvis Rossi morre aos 76 anos
Morreu, na madrugada desta sexta-feira 14, aos 76 anos, o jornalista Clóvis Rossi, colunista do jornal Folha de S. Paulo. A informação foi confirmada pela Folha. Rossi estava em sua casa, em São Paulo, onde se recuperava de um infarto que sofreu na última semana. (Via Veja.com)

 BRASIL
- STF iguala homofobia e transfobia ao racismo
Os ministros do Supremo entenderam que a legislação sobre racismo também deve ser aplicada para quem praticar condutas discriminatórias homofóbicas e transfóbicas, sejam elas disparadas contra a homossexuais, transexuais ou contra heterossexuais que eventualmente sejam identificados pelo agressor como LGBTs (Estadão).

- Recife: deslizamentos deixam mortos e desaparecidos
Duas pessoas morreram, cinco ficaram feridas e mais seis estão desaparecidas, incluindo cinco crianças, por causa das fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira, 13, sobre a região do Grande Recife. (Via Estadão)

EDUCAÇÃO
- Prazo de inscrição no Prouni 2019/2 acaba hoje
Termina nesta sexta (14) o prazo para se inscrever na segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2019. Para se inscrever, basta acessar o site do Prouni e inserir o número de inscrição e senha no Enem 2018. (Via Guia do Estudante)

JOGOS DE HOJE
Copa do Mundo Feminina
10h00 – Japão x Escócia
13h00 - Itália x Jamaica
16h00 - Inglaterra x Argentina
Copa América
21h30 - Brasil x Bolívia
VEJA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário