Coluna 1

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (17)

GOVERNO 
- Demissão de Levy é mal recebida no mercado financeiro
A maneira como o presidente Jair Bolsonaro conduziu a demissão de Joaquim Levy da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi recebida com críticas entre pesos pesados do mercado financeiro que temem mais reflexos negativos na visão do investidor estrangeiro sobre o Brasil. A leitura é que, além de desnecessária, a postura do presidente também pode dificultar a atração de bons nomes para o governo. O pedido de demissão por parte de Levy já era esperado desde a tarde de sábado após Bolsonaro dizer que ‘sua cabeça estava a prêmio’. (Via Estadão)

ECONOMIA
- Receita paga 1º lote de restituição do IR2019
A Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019 e lotes residuais de anos anteriores. No total, serão depositados R$ 5,1 bilhões para mais de 2,5 milhões de contribuintes. A consulta de quem faz parte desse lote pode ser feita pela internet.
TRÂNSITO
- Governo torna simulador facultativo para tirar CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta segunda-feira (17) a íntegra da resolução que altera as regras vigentes na formação de motoristas no Brasil. As medidas entrarão em vigor na segunda quinzena de setembro. Entre as principais mudanças, o órgão diminuiu de 25 para 20 horas o período mínimo de aulas práticas a alunos que pretendem tirar a CNH de categoria B antes da realização de uma prova. Além disso, os centros de formação de condutores não serão mais obrigados a dispor de aparelhos para simulações de direção no trânsito, atividade que passa a ser facultativa. (Via VEJA.com)

BRASIL
- RJ: marido de deputada é morto a tiros
O pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, foi assassinado a tiros na garagem de casa, na madrugada de domingo, em Pendotiba, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A deputada estava com o marido no momento do crime. Eles haviam acabado de chegar em casa de carro, por volta das 4 horas, quando Anderson foi morto. (Via VEJA.com)

- Recife: sobe para 9 o número de mortos em enchentes
Após mais de 60 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou ontem os corpos dos dois irmãos que tiveram a casa soterrada e estavam desaparecidos desde a última quinta-feira (13) por conta do deslizamento de uma barreira no Grande Recife. Com isso, subiu para nove o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas que ainda deixam a região sob alerta. (Via Estadão)

- Laudo: ator e família foram mortos com 13 disparos
Um laudo necroscópico aponta que o comerciante Paulo Cupertino Matias disparou 13 tiros no ator Rafael Miguel e nos pais dele no dia 9 em São Paulo (SP). O suspeito, pai da namorada da vítima, ainda continua foragido depois de fugir logo após cometer o crime. O documento mostra que sete tiros atingiram Rafael Miguel, de 22 anos, conhecido por ter participado da novela ‘Chiquititas’, do SBT. Ele foi morto junto com os pais, porque Paulo não aceitava que o jovem se relacionasse com sua filha, Isabela Tibcherani. (Via Istoé)

CASO NEYMAR
- Amigo que Neymar contou de encontro vai depor
Um amigo ao qual Neymar disse ter tido problemas em um encontro íntimo antes de surgir a acusação de estupro contra ele feita pela modelo Najila Trindade terá que prestar depoimento à Polícia Civil. A estratégia dos responsáveis pela investigação é ouvir todas as pessoas citadas pelos envolvidos para minimizar a chance de dúvidas sobre as autoridades. Não há data definida para o depoimento, mas o site ‘UOL’ diz que a previsão é que não passe da próxima terça-feira (18). Nesta segunda-feira (17), está previsto o depoimento do economista e CEO das empresas de Neymar, Altamiro Bezerra. (Via ESPN)

TURISMO
- Isenção de visto para turistas de 4 países começa a valer
A partir desta segunda-feira (17) entra em vigor a isenção de vistos para entrada no Brasil de moradores de quatro países: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro durante visita oficial aos Estados Unidos em março. De acordo com o decreto, o visto vale por 90 dias e é apenas para ‘turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional’. (Via Poder360)

MUNDO
- Argentina e Uruguai se recuperam de apagão
Os serviços de energia foram restabelecidos em mais de 70% em Argentina e Uruguai, depois que um apagão deixou os dois países sem eletricidade na manhã do último domingo (16). Às 19h de ontem (horário local), após 12 horas do blecaute, o serviço havia retornado para 77% dos usuários na Argentina, segundo o Ministério da Energia. Autoridades desconhecem as causas do apagão, que deve ser investigado. (Via AFP)

FUTEBOL
JOGOS DE HOJE
Copa do Mundo Feminina
13h00 – China x Espanha
13h00 – África do Sul x Alemanha
16h00 – Coreia do Sul x Noruega
16h00 – Nigéria x França
Copa América
20h00 – Japão x Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário