Coluna 1

terça-feira, 18 de junho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (18)

  GOVERNO
- Parecer sobre reforma da Previdência começa a ser discutido
A Comissão Especial da reforma da Previdência pode começar a debater nesta terça-feira (18) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-RJ). O texto foi apresentado na quinta-feira passada e, em seguida, foi concedido pedido de vista coletivo, o que adiou o início da discussão na comissão por duas sessões. (Via Exame.com)

 - Bolsonaro: ‘Moro é um símbolo e quer mudar o País’
O presidente Jair Bolsonaro aproveitou ontem a cerimônia de assinatura da medida provisória que trata da venda e utilização de bens apreendidos de traficantes para elogiar o ministro da Justiça, Sérgio Moro. ‘Um homem símbolo e que quer mudar seu País’, afirmou o presidente ao se referir ao ex-juiz, que tenta fazer da crise dos vazamentos de conversas entre ele o procurador Deltan Dallagnol um plebiscito da Lava Jato. (Via Estadão)
- Economista Gustavo Montezano comandará o BNDES
Gustavo Montezano é a escolha do governo para substituir Joaquim Levy na presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Levy pediu demissão no domingo, 16, após desavença com o presidente Jair Bolsonaro, que disse anteriormente estar ‘por aqui’ com o executivo. Montezano ocupa atualmente o cargo de secretário especial adjunto no Ministério da Economia, na área de desestatização. (Via Poder360)

JUSTIÇA
- MPF forma lista tríplice na eleição para chefe da PGR 
Nesta terça-feira (18), os membros do Ministério Público Federal votarão para formar a lista tríplice para escolher o procurador-geral da República. A eleição será feita por meio eletrônico, das 10h às 18h30, em todas as unidades do MPF do País. Há 10 candidatos inscritos. A lista com os três nomes será entregue ao presidente da República, que escolherá quem ocupará o cargo. Bolsonaro não precisa, necessariamente, seguir os nomes que foram indicados e pode escolher alguém que não esteja na lista. A atual procuradora-geral, Raquel Dodge, não se inscreveu. Há dúvidas se Bolsonaro a reconduziria ao mandato. (Via Poder360)

BRASIL
- RJ: filhos são presos após enterro de pastor assassinado
A Delegacia de Homicídios de Niterói investiga dois filhos pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da deputada federal Flordelis (PSD-RJ). Durante o enterro, na segunda-feira, a polícia agiu e prendeu Flávio dos Santos, filho biológico apenas de Flordelis – a deputada e Anderson do Carmo registraram 55 filhos, sendo 51 adotados. Flávio tinha um mandado de prisão por violência doméstica. Um outro filho do casal também foi preso. Lucas, 18, que é adotado, foi encontrado na casa onde o pastor foi morto. Quando era menor, ele se envolveu com tráfico de drogas. Lucas e Flávio prestaram depoimento durante a tarde sobre a morte do pai. (Via VEJA.com)

ECONOMIA
- Presidente veta bagagem gratuita em voos domésticos
O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar a gratuidade de franquia de bagagem, que foi inserida por emenda parlamentar na medida provisória que abriu o setor aéreo para o capital estrangeiro. A MP, editada no governo Temer, foi aprovada pelo Congresso neste ano. Durante a tramitação da medida, uma emenda foi inserida para prever que passageiros poderiam levar, sem cobrança adicional, uma bagagem de até 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos. O Planalto informou na segunda-feira, no entanto, que Bolsonaro vetou essa regulamentação. (Via Estadão)

- Odebrecht pede recuperação judicial recorde
O pedido de recuperação judicial feito pela construtora Odebrecht na segunda-feira (17) desmonta um dos maiores impérios que o Brasil já teve. Com dívidas de R$ 98,5 bilhões (incluindo empréstimos intercompanhias), a empresa – que já foi símbolo da bonança da economia brasileira – agora é responsável pela maior recuperação judicial da história do País e da América Latina. (Via Estadão)

MUNDO
- Terremoto na China deixa ao menos 12 mortos
Um terremoto de 6 graus de magnitude sacudiu na segunda-feira a província de Sichuan, no sudoeste da China, deixando ao menos doze mortos e 134 feridos, anunciou a imprensa estatal. Grupos de resgate trabalham na zona do epicentro, situado próximo à cidade de Yibin. As vítimas estão nos distritos de Changning e Gongxian, e a cidade de Yibin, onde um hotel desmoronou, foi a mais atingida. (Via AFP)

FUTEBOL 
- Michel Platini é preso por suspeita de corrupção
O ex-presidente da Uefa e ex-atleta Michel Platini foi presto na França nesta terça-feira, segundo informações da imprensa europeia. A detenção envolve suspeitas de corrupção que envolvem a organização da Copa do Mundo de 2022, no Catar. (Via VEJA.com)

- Vadão confirma Marta titular contra a Itália
Peça principal da Seleção Brasileira, Marta vai para a partida decisiva desta terça-feira. Precisando de ao menos um empate para assegurar a classificação, a equipe de Vadão enfrenta a Itália, às 16 horas (de Brasília), no Stade du Hainaut, em Valenciennes, na França, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo Feminina. (Via Gazeta Esportiva)

- Tite indica volta de Arthur em disputa com Venezuela
A Seleção Brasileira realizou ontem sob forte chuva seu último treino antes do confronto com a Venezuela, nesta terça, pela segunda rodada do Grupo A da Copa América, em Salvador. O volante Arthur deve voltar ao time titular, uma vez que foi testado no último domingo na formação que estreou contra a Bolívia. Enquanto o Brasil soma três pontos na tabela, a Venezuela figura com apenas um tento. (Via Gazeta Esportiva)

JOGOS DE HOJE
Copa do Mundo Feminina
16h00 – Itália x Brasil
16h00 – Jamaica x Austrália
Copa América
18h30 – Bolívia x Peru
21h30 – Brasil x Venezuela

- Barcelona encaminha volta de Neymar, diz site
Neymar está perto de voltar ao Barcelona após duas temporadas no Paris Saint-Germain. De acordo com o site Globoesporte.com, o clube catalão tem conversado com o estafe do atacante brasileiro, e a negociação pode sair já na próxima janela de transferências, que abre em julho. O Barcelona pagaria cerca de 100 milhões de euros (R$ 436 milhões) ao PSG, que, por sua vez, poderia receber atletas, sendo os principais nomes Rakitic, Dembelé e Umtiti. (Via ESPN)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário