Coluna 1

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (19)

GOVERNO
- Senado vota por derrubar decreto de armas  de Bolsonaro
Por 47 votos a 28, o plenário do Senado aprovou na terça-feira o projeto que suspende os efeitos do decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita o porte de armas. O texto segue para análise da Câmara. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (12), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, em conjunto com outras seis iniciativas legislativas. Naquela ocasião, os senadores rejeitaram o relatório do senador Marcos do Val (Cidadania - ES), que recomendava a derrubada dos sete projetos. Saiba como votou cada senador. (Via VEJA.com)

JUSTIÇA
- Sérgio Moro fala à CCJ do Senado sobre mensagens a Dallagnol
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai nesta quarta-feira (19) ao Senado para dar explicações sobre supostas mensagens que teria trocado com procuradores da Lava Jato e que sugerem uma atuação conjunta dele, quando juiz federal, com os investigadores. Moro encara um Senado que, na tarde de ontem, pautou para a próxima semana um projeto de lei que pune, justamente, abuso de autoridade praticado por magistrados e membros do Ministério Público. A reunião deve começar às 9h. (Via Estadão)
- Moro questionou investigação a FHC, diz site
Em novas mensagens vazadas de diálogos entre o ex-juiz federal e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, reveladas na terça-feira pelo site ‘The Intercept Brasil’, Moro se mostra preocupado a respeito de uma investigação sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que tratava de suposto caixa dois eleitoral pago pela Odebrecht em 1996. (Via VEJA.com)

- Mário Bonsaglia encabeça lista tríplice para PGR
A Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou na terça-feira o resultado da votação que definiu os nomes que vão compor a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro. Os três mais bem colocados na votação interna foram: o subprocurador-geral Mário Luiz Bonsaglia (478 votos); a subprocuradora-geral Luiza Cristina Frischeisen (423 votos); e Blal Dalloul (422 votos), secretário-geral na gestão do ex-procurador-geral Rodrigo Janot. O presidente não é obrigado pela Constituição a escolher um dos três nomes da lista para comandar a Procuradoria Geral da República e já sinalizou que não vai necessariamente segui-la. Conheça quem está na lista tríplice da PGR. (Via Estadão)

ECONOMIA
- Copom anuncia taxa Selic nesta quarta
O Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia hoje o resultado da reunião sobre a Selic, a taxa básica de juros. O cenário mais provável é de que o novo ciclo de flexibilização comece no segundo semestre, e a Selic seja mantida em 6,5% ao ano. (Via Exame.com)

CASO NEYMAR 
- Celular de Najila desapareceu, diz advogado 
Na terça-feira, Najila Trindade compareceu à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O novo advogado da modelo, Cosme Araújo Santos, falou com os jornalistas presentes no local. Para o representante da mulher, o vídeo de aproximadamente sete minutos, que poderia comprovar o estupro pelo qual Neymar é acusado não é tão importante. O advogado nem mesmo sabe o destino da gravação. (Via Gazeta Esportiva)

BRASIL
- RJ: deputada nega traição de marido morto em casa 
A Polícia Civil do Rio de Janeiro apontou Lucas dos Santos, de 18 anos, como responsável por tramar a morte do pai adotivo, o pastor Anderson do Carmo, e ser um dos executores do assassinato ocorrido na madrugada do último domingo. Segundo policiais, o jovem teria confessado que encomendou o crime com Flávio dos Santos Rodrigues, de 38 anos, filho biológico da deputada federal Flordelis. A motivação do assassinato teria sido uma traição de Anderson, o que a política diz desconhecer. (Via VEJA.com)

- Boate Kiss: acusados por incêndio vão a júri popular 
Por 4 votos a 0, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram mandar a júri popular acusados pela morte de 242 na boate Kiss. Os ministros deram provimento ao recurso do Ministério Público que trata do incêndio na boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, em Santa Maria (RS), que vitimou 242 pessoas. Dois empresários, responsáveis pelo funcionamento da casa noturna, e dois integrantes da banda que apresentou show pirotécnico na noite do incêndio foram denunciados. (Via Estadão)

QUINTA-FEIRA
- Corpus Christi não é feriado nacional
O Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira (20) não é considerado feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme determinação do Ministério do Planejamento. A decisão, renovada anualmente, foi divulgada no Diário Oficial da União em dezembro, junto à relação dos demais feriados nacionais de 2019. A recomendação da pasta é de que as datas sejam seguidas pelos órgãos da administração pública federal, sem que a prestação de serviços à população seja prejudicada. Portanto, cabe aos municípios e empregadores decidirem se aderem ou não ao feriado. Entenda o significado da data. (Via Estadão)

FUTEBOL 
JOGOS DE HOJE
Copa do Mundo Feminina
16h00 – Escócia x Argentina
16h00 – Japão x Inglaterra
Copa América
18h30 – Colômbia x Catar
21h30 – Argentina x Paraguai

LOTERIA
- Mega-Sena acumulada sorteia R$ 125 milhões
Acontece nesta quarta-feira (19) o concurso 2.160 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e deve pagar R$ 125 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontece às 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes. (Via SorteOnline)

VEJA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário