Coluna 1

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Empresas realizam Semana do Meio Ambiente com foco nos ODS da ONU

Aliar inovação e sustentabilidade é o constante desafio para as empresas do setor industrial. Muitas delas têm pautado, inclusive, suas ações nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas com o intuito de contribuírem com políticas duradouras em suas áreas de atuação. É o caso da Imerys, detentora da maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, que nos últimos anos, norteia iniciativas dentro desses objetivos. Na Semana de Meio Ambiente, por exemplo, a empresa traz como tema “Operação Sustentável e Inovadora”, que segue a linha do ODS 9 da ONU “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, com ações para reforçar o cuidado com o meio ambiente entre os colaboradores e comunidades. 
 Entre as atrações da Semana está o Cine Verde, que exibe documentários que mostram como preservar os recursos naturais para garantir um meio ambiente saudável para as futuras gerações. A programação é voltada para os colaboradores de Barcarena e Ipixuna do Pará, além de participantes das unidades da Casa Imerys, espaço que recebe os projetos sociais desenvolvidos pela mineradora. Ainda na programação ocorre um ciclo de palestras com temas relacionados à sustentabilidade, concurso no qual serão premiadas as melhores frases sobre o que é uma empresa sustentável, plantio de mudas e dinâmicas nas áreas operacionais com atividades para conscientizar sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente.

 “Somos uma empresa certificada na ISO 14001 e temos uma série de controles ambientais, como monitoramentos da qualidade do ar, água e das bacias, por exemplo, para garantir a eficácia das ações de controle empregadas. Além disso, temos programas que valorizam iniciativas que contribuem para a otimização dos recursos naturais e combate ao desperdício”, ressalta Caroline Scherer, Gerente de Meio Ambiente da Imerys.  
 
As atividades da Semana do Meio Ambiente também integrarão as comunidades. Alunos do curso de inclusão digital da Casa Imerys, do bairro Industrial, em Barcarena, participarão de palestras de educação ambiental e empreendedorismo e das sessões do Cine Verde.
 
Ainda na Casa Imerys, o projeto Sorriso Saudável colocará em pauta a “Odontologia sustentável”. A atividade reunirá alunos da Escola Municipal Pica Pau Amarelo, que vão confeccionar peças artesanais com itens odontológicos que seriam descartados. “Acreditamos que a Semana de Meio Ambiente é um momento não só de conscientização, mas também de incentivo à comunidade e uma forma de estimular as pessoas a contribuírem para possíveis soluções ambientais. Também é um momento de reflexão sobre o sentido do que é ser cidadão participativo das ações de preservação do meio ambiente”, avalia Flávia Souza, analista de Relações com a Comunidade da Imerys.
 
Na Casa Imerys de Ipixuna do Pará, os alunos do reforço escolar participam de oficinas de pintura de desenhos que retratam a importância da conservação e preservação de recursos naturais. Eles também vão construir brinquedos e materiais pedagógicos a partir dos materiais recicláveis, como alfabeto móvel com tampinhas de garrafa, porta-trecos com garrafas de plásticos e brinquedos com garrafa descartável. Os alunos do curso de informática terão aula especial sobre “A era digital, sustentável e inovadora” e as comunidades participarão de palestra sobre “Os problemas do uso não sustentável dos recursos naturais e a agricultura sustentável como uma alternativa de consumo”, além de programação do Cine Verde.

Produção e Consumo Sustentável
 
Na programação de sua 14ª Semana de Meio Ambiente, a Alubar também está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para conscientizar cerca de 1.200 pessoas, entre colaboradores próprios e terceirizados, o tema escolhido foi “Plante uma Nova Consciência, Consumo e Produção Responsáveis – ODS 12”. Até o dia 7 de junho, os trabalhadores participam de palestras que reforçam a necessidade de manter um ambiente de trabalho dentro dos padrões ambientais necessários. A empresa é líder de mercado na América Latina e oferece soluções em condutores elétricos de alumínio e cobre.
 
Durante a abertura do evento, o Gerente do Controle de Qualidade e Meio Ambiente da Alubar, Hélido Sena, destacou que o tema foi escolhido para que os colaboradores possam incorporar as boas práticas do trabalho também em suas casas e comunidades. “A produção e o consumo sustentável visam evitar o desperdício e preservar o ambiente. A Alubar já possui procedimentos e metodologias que padronizam essas práticas, mesmo assim buscamos evoluir constantemente em relação a tudo isso”, afirmou.
 
Para Maurício Gouvêa, Diretor Executivo da Alubar Metais e Cabos, a conscientização sobre a responsabilidade ambiental é necessária para um futuro sustentável da humanidade. "O planeta tem sido muito atingido pela raça humana de forma geral, então é preciso ter consciência de que isso pode ser minimizado com nossas ações. Nós, aqui em Barcarena, no interior do Pará, no Brasil, estamos dentro do que a ONU entende como as práticas mais corretas para o meio ambiente. Se nós podemos fazer aqui, podemos levar isso para qualquer lugar”, afirmou.
Fabiana Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário