Coluna 1

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Pará Julho terá manhãs ensolaradas e chuvas de fim de tarde, aponta Inmet

Temperatura no Estado pode chegar a 37º segundo previsão da meteorologia. Dias claros e ensolarados, chuvas de fim de tarde, noites amenas. Essa é a previsão da meteorologia para a área litorânea do estado do Pará durante todo o mês de julho, com temperaturas que variam de 23° a 34° tanto nas regiões de praia, como na Região Metropolitana de Belém (RMB), segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 
A alteração desse padrão só é sentida no sul do Pará, região com clima similar ao do Centro-Oeste do país, marcado pelas alturas temperaturas, com clima de cerrado: seco, sem chuva, céu claro, calor forte e temperaturas que caem no anoitecer. No Pará, a previsão para essa área, no mês de julho, é de máximas que chegam a 37°.

"Estamos entrando no nosso Verão Amazônico, período em que o acumulado de chuvas vai começar a diminuir bastante, como já está sendo sentido, e o sol começa a ficar mais forte. Então, podemos esperar muito sol e possibilidade de chuvas no período da tarde para início da noite" afirma o meteorologista do Inmet, Sidney Abreu, ao considerar o lado norte do Estado, dando evidência à RMB e região das praias.

Sobre o Sul do Pará, Abreu reforça que "é uma situação completamente diferente, com ausência total de chuvas, temperaturas mais altas durante o dia e com queda acentuada à noite". Ele explica que essa diferença se dá em virtude da extensa faixa territorial do Estado.

"A faixa da metade do Estado para cima obedece regime de clima diferente da metade de baixo. A faixa Sul do Estado tem semelhança com o clima de cerrado, enquanto a Norte se aproxima de região litorânea, com muita influência do sistema de brisas" aponta.
O meteorologista também indica que tais previsões seguem as médias dos anos anteriores. "Por hora, pelo que temos visto nos registros, elas obedecem a climatologia já conhecida pelos paraenses" diz.

PREVISÃO PARA O FINAL DE SEMANA

Questionado sobre as temperaturas até a chegada de julho, Abreu afirmou que, desta sexta-feira (28) até domingo (30) deve haver certa estabilidade no clima. "Vamos tender a ter bastante sol, céu claro, com possibilidade de chuvas somente no final da tarde" afirma, apontando que essa previsão também é esperada para o mês de julho.

VERÃO NA REGIÃO NORTE SE DIFERE DO RESTANTE DO PAÍS

Enquanto as outras regiões, principalmente os estados do Sul, estão entrando no inverno, a região Norte entra, em julho, no "verão amazônico", temporada em que as temperaturas são mais altas, com céu claro e ensolarado, ótimo para idas às praias e o tradicional descanso das férias. Mas, por que isso acontece?

De acordo com Abreu, a diferença de temperatura ocorre porque estamos em uma região equatorial, com latitude baixa se comparado aos estados do Sul. "Estamos em torno de cinco, oito graus de latitude, enquanto eles estão em 25, 30 graus" explica, pontuando também que "quanto mais próximo da linha do equador, menos a diferença entre as estações é evidente" exemplificando que "no Pará a gente tem o ano todo quente e o que muda é o período mais e o menos chuvoso, mas sem as estações do ano definidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário