Coluna 1

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (22)

ECONOMIA
Governo federal anuncia corte de R$ 2,5 bilhões
Um novo corte, de R$ 2,5 bilhões, no Orçamento de 2019 do governo federal deve ser anunciado nesta segunda-feira (22), quando será divulgado o relatório bimestral de receitas e despesas, pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, às 14h40 (de Brasília). No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro antecipou a informação em conversa com jornalistas, quando classificou o valor como uma ‘merreca’ e afirmou que apenas um ministério será atingido – sem, no entanto, revelar o nome da pasta. (Via VEJA.com)

- Bolsonaro cogita mudar valor da multa do FGTS 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou no domingo (21) que poderá rever no futuro o percentual da multa do FGTS paga ao empregado demitido sem justa causa. Atualmente, o trabalhador recebe 40% do fundo. Para alterar o valor da multa, o presidente precisará encaminhar ao Congresso uma proposta de lei complementar para regulamentar o tema já que a multa é uma cláusula pétrea da Constituição. Ele disse também que o anúncio da liberação das contas ativas e inativas do FGTS deverá acontecer na próxima quarta-feira (24). (Via Estadão)
POLÍTICA
- Bolsonaro ataca general que criticou fala sobre nordestinos 
O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter no domingo para dizer que não criticou o povo nordestino, mas os governadores da região, especificamente Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão. E, na mesma mensagem, atacou o general da reserva Luiz Rocha Paiva, que condenou as declarações do presidente. Na última sexta-feira (19), ao receber jornalistas estrangeiros para um café da manhã, Bolsonaro falou reservadamente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sem perceber que o microfone da TV Brasil captava sua fala. ‘Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada para esse cara’, afirmou. (Via Correio Braziliense)

- Presidente critica divulgação de dados sobre Amazônia 
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pela divulgação dos dados que mostram alta de desmatamento na Amazônia. Bolsonaro, que na sexta-feira (19) chegou a dizer que os números são mentirosos e acusou o diretor do órgão, Ricardo Galvão, de estar ‘a serviço de alguma ONG’, afirmou no domingo que desmatamento tem que ser combatido e não ‘fazer campanha contra o Brasil’. Para ele, divulgar dados alarmantes ‘prejudica’ o País. (Via Estadão)

JUSTIÇA
- Vazamento: Deltan disse que Moro poderia proteger Flávio
Deltan Dallagnol concordou que Flávio Bolsonaro, ex-deputado pelo PSL-RJ e filho do presidente Bolsonaro, mantinha um esquema de corrupção em seu gabinete operado pelo assessor Fabrício Queiroz. É o que aponta mensagens vazadas e divulgadas no domingo (21) pelo site ‘The Intercept’. Nas mensagens, Dallagnol chega a afirmar que o atual senador ‘certamente’ seria implicado no esquema. Contudo, logo depois, demonstra preocupação de que o juiz Sérgio Moro não investigasse Flávio por pressão do presidente recém-eleito e pelo objetivo do juiz em tentar uma vaga no STF. (Via Exame.com)

MUNDO
- EUA acusam Venezuela de agressão contra avião
Um caça venezuelano se aproximou ‘agressivamente’ de um avião de inteligência dos Estados Unidos sobre o Mar do Caribe, disseram autoridades da Defesa americana, classificando a manobra como ‘pouco profissional’. Os EUA também ressaltaram em um tuíte que a atitude venezuelana demonstrava o ‘apoio militar irresponsável’ da Rússia ao ‘regime ilegítimo’ do presidente Nicolás Maduro. (Via AFP)

FUTEBOL
JOGO DE HOJE
Campeonato Brasileiro
20h00 – São Paulo x Chapecoense

- Fla marca no fim e arranca empate do Corinthians
O Corinthians teve uma boa atuação na tarde deste domingo, na Arena, foi superior ao Flamengo, mas um gol marcado por Gabriel, já aos 44 minutos do segundo tempo, impediu que isso se transformasse em vitória. Com o resultado, o Timão perde a chance de encostar no grupo que se classifica para a Libertadores da América. (Via Gazeta Esportiva)

- Galo chega a abrir 2 a 0, mas cede empate ao Fortaleza
O Atlético Mineiro chegou a abrir 2 a 0, contando com um gol contra bizarro de Juninho, mas o próprio meia, com o gol decisivo, ajudou o Fortaleza a buscar o empate em 2 a 2 no Horto. O Galo segue na quarta colocação do Brasileiro, com 20 pontos, enquanto o Leão está em 14º, com 14. (Via oGol)

- Grêmio ajudará torcedora envolvida em confusão
O Grêmio, através do seu supervisor do departamento do torcedor, afirmou que o clube está em contato com a mulher que se envolveu em confusão no sábado (20) após o término do Gre-Nal. Os torcedores do Internacional ofenderam verbalmente a mulher que estava acompanhada de uma criança com a camiseta do Grêmio. Durante a discussão, a camiseta dela foi arrancada enquanto a criança assistia a tudo, chorando. O vídeo foi divulgado nas redes sociais e logo ganhou grande proporção. (Via Gazeta Esportiva e Placar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário