Coluna 1

terça-feira, 23 de julho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (23)

POLÍTICA
- Após polêmica, Bolsonaro vai à Bahia para inauguração
Quatro dias após o vazamento de um áudio polêmico no qual utiliza o termo ‘de Paraíba’ para se referir aos governadores nordestinos, o presidente Jair Bolsonaro visitará a região nesta terça-feira (23). Pela manhã, o presidente embarca em Brasília com destino à cidade baiana de Vitória da Conquista, onde participará da inauguração do aeroporto Glauber Rocha. Rui Costa (PT), governador da Bahia, era outra autoridade esperada no evento, mas cancelou a aparição em meio ao desgaste entre o governo federal e algumas lideranças da região. (Via VEJA.com)

- Porta-voz: Bolsonaro não vai ocultar dados do Inpe
Em um pronunciamento na tarde de segunda-feira (22), o porta voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, garantiu que o governo não tem a intenção de impedir a divulgação de dados apurados pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe). A afirmação desfaz o problema causado pelo entendimento de que Bolsonaro avalia os dados antes de eles serem divulgados à sociedade. No último dia 21, o presidente voltou a criticar os dados sobre desmatamento produzidos pelo Inpe e o diretor da entidade, Ricardo Galvão. (Via Correio Braziliense)
ECONOMIA
- Governo quer limitar saques do FGTS em R$ 500
O governo estuda agora limitar os saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a R$ 500 neste ano. O valor máximo seria para contas ativas (dos contratos atuais) e inativas (de contratos inativos). Independentemente de quantas contas tiver, o trabalhador só poderia sacar no máximo esse valor para cada conta que tiver. O limite foi discutido ontem em uma reunião no Ministério da Economia. O público-alvo da medida são 100 milhões de contas do fundo (um trabalhador pode ter mais de uma conta). (Via Estadão)

- ANTT suspende tabela de frete após ameaça de greve
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu na segunda-feira (22) a resolução publicada na semana passada, que modificava as regras para o cálculo da tabela do frete rodoviário. As novas regras entraram em vigor no sábado, mas foram criticadas pelos caminhoneiros. A categoria ameaçou iniciar uma greve, o que fez com que o Ministério da Infraestrutura pedisse a revogação da regulamentação. A principal crítica da categoria é que os novos valores não são adequados e cobrem apenas os custos e não geram receita. (Via VEJA.com)

MEIO AMBIENTE
- Governo libera mais 51 agrotóxicos e bate recorde
O Ministério da Agricultura aprovou na segunda-feira (22) o registro de 51 novos pesticidas, totalizando 262 de janeiro a julho. É o maior número para o período nos últimos dez anos. Até julho de 2018 – ano em que foi registrado recorde de autorizações –, 239 agrotóxicos haviam sido liberados. Segundo o ministério, 44 dos novos produtos liberados ontem são genéricos. Ou seja, produtos equivalentes de princípios ativos já autorizados no país. (Via Poder360)

BRASIL
- PM expulsa condenados por maior chacina de SP
A Polícia Militar expulsou da corporação o cabo Victor Cristilder Silva dos Santos e os soldados Fabrício Emmanuel Eleutério e Thiago Barbosa Henklain, condenados a mais de 600 anos de prisão, na soma das penas, por envolvimento na chacina que deixou 17 mortos e 7 feridos no dia 13 de agosto de 2015 em Osasco e Barueri, Grande São Paulo. A decisão acontece às vésperas do julgamento do recurso dos policiais no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), marcado para quarta-feira (24). (Via Estadão)

MUNDO
- Blecaute generalizado atinge a Venezuela
Pelo menos 14 Estados da Venezuela ficaram sem energia nesta segunda-feira, de acordo com testemunhas da Reuters e relatos em redes sociais. Trata-se do primeiro blecaute nacional a incluir a capital Caracas desde março, quando milhões de pessoas ficaram sem água corrente e serviços de telecomunicação, o que exacerbou a crise econômica que já reduziu pela metade o tamanho da economia do país. (Via Reuters)

FUTEBOL
JOGOS DE HOJE
Libertadores
19h15 – River Plate x Cruzeiro
21h30 – Godoy Cruz x Palmeiras
Copa Sul-Americana
21h30 – Peñarol x Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário