Coluna 1

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (03)

POLÍTICA
Previdência: líderes tentam acordo sobre votação 
Mesmo com a apresentação do voto complementar – uma nova versão do relatório – pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP), ainda não há acordo para iniciar já nesta quarta-feira (3) a votação do texto na Comissão Especial da Previdência. O presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou depois da sessão de ontem, que haverá uma reunião hoje, às 11h, que definirá um novo calendário. O discurso oficial é que, com as mudanças, os deputados precisam de mais tempo para avaliar o texto. (Via Poder360)

- Audiência acaba após Moro ser chamado de ‘ladrão’ 
A sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na Câmara dos Deputados foi encerrada na terça-feira (2) por volta das 21h50, após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmar que ‘a história não absolverá’ Moro, que será lembrado ‘pelos livros de história como o juiz que se corrompeu, como um juiz ladrão’. A fala de Glauber Braga causou reação de parlamentares aliados ao governo Bolsonaro. A sessão foi encerrada após Moro deixar a audiência escoltado por seguranças. Enquanto se retirava, deputados da oposição gritavam ‘fujão’. (Via VEJA.com)
- Araújo diz que Brasil vai cumprir Acordo de Paris
Horas depois de o governo francês afirmar que não está pronto para ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, declarou na terça-feira que o governo do presidente Jair Bolsonaro está comprometido com a redução do desmatamento no Brasil e com o cumprimento do Acordo de Paris (tratado que estabelece medidas para redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global). (Via BBC News Brasil)

BRASIL
- CPI de Brumadinho aprova indiciamento de 14 pessoas
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investiga a tragédia de Brumadinho recomendou, na terça-feira (2), o indiciamento de 14 pessoas por homicídio por dolo eventual - quando se assume o risco de cometer o crime. Ao menos 246 pessoas morreram. O relatório final da CPI, que acaba de ser aprovado, será agora encaminhado aos demais órgãos que estão investigando a tragédia de Brumadinho. Entre os 14 nomes citados no documento, estão 12 funcionários da Vale e dois da empresa de auditoria Tuv Sud. (Via BBC News Brasil)

- Caso Marielle: pescador diz que viu armas jogadas ao mar
Um barqueiro afirmou à Polícia Civil que em março foi contratado por um homem que jogou armas no mar a cerca de 1.800 metros da costa. A polícia suspeita que era um aliado de Ronnie Lessa, preso em 12 de março sob acusação de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, um ano antes, no centro do Rio. A polícia investiga se uma das armas seria a submetralhadora usada na execução. (Via Estadão)

- Bolsonaro: equipe irá à Espanha ouvir militar preso
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (2) que o governo pretende enviar uma equipe para interrogar o sargento da Aeronáutica apreendido com 39 kg de cocaína na Espanha. Depois de uma reunião com os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (GSI), Bolsonaro disse que o Brasil coopera com a polícia espanhola nas investigações e que por isso é “normal” que militares o interroguem. (Via Poder360)

CIÊNCIA
- Eclipse total do Sol cria espetáculo na América do Sul
Os céus da América do Sul puderam acompanhar o espetáculo de um eclipse total do Sol na terça-feira. Milhares de pessoas reuniram-se no norte do Chile, região conhecida por ter um dos céus mais limpos do mundo e centro de múltiplos observatórios. A Argentina foi outro país onde o fenômeno pôde ser acompanhado em sua totalidade. No Brasil, ele só foi visto de forma parcial, principalmente na região Sul. Veja fotos do fenômeno.

FUTEBOL
- Jesus brilha, Brasil derrota Argentina e vai à final
O Brasil fez valer seu trabalho, venceu a Argentina por 2 a 0 e chegou à final da Copa América, que será no dia 7, no Maracanã, contra Chile ou Peru. Já a Argentina, que não vence nada desde 1993, amargou mais uma dolorosa derrota e ainda terá o desprazer de disputar o terceiro e quarto lugar em São Paulo. Gabriel Jesus, que ainda não havia marcado no torneio, fez um dos gols e deixou o campo ovacionado. (Via Placar)

JOGOS DE HOJE
Copa do Mundo Feminina
16h00 – Holanda x Suécia
Copa América
21h30 – Chile x Peru
Amistoso
19h00 – Guarani x Palmeiras

LOTERIA
- Mega-Sena acumulada sorteia hoje R$ 34,4 milhões
Acontece nesta quarta-feira (3) o concurso 2.165 da Mega-Sena. O prêmio, que está acumulado, deve chegar a R$ 34,4 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio está previsto para as 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes.

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário