Coluna 1

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Agentes de Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária já estão em Belém

 Grupo atuará em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos em Altamira.Os 40 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) pousaram na tarde desta  quarta-feira (31) na Base Área de Belém. Eles vão atuar no treinamento dos novos agentes prisionais da Susipe para administrar a crise depois do massacre ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA). De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), o pedido de apoio dos federais, ligados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), já havia sido feito ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com as mortes no CRRA, na última segunda-feira (29), o governador Helder Barbalho reforçou a solicitação, por meio de ofício, ao titular da pasta, ministro Sérgio Moro.
O contato em caráter de urgência antecipou a vinda do efetivo para atuação operacional no Estado. Na conversa com o governador do Pará, o ministro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional.
Os agentes atuarão em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. Quatro dos 40 homens serão deslocados para Santarém, outros quatro para Altamira e mais quatro para Parauapebas, municípios onde serão lotados os novos concursados.

Ainda de acordo com a Susipe, os 28 restantes ficarão na Região Metropolitana de Belém, local de lotação dos demais agentes prisionais. Os agentes federais atuarão junto à Polícia Militar, estabelecendo procedimentos e rotinas operacionais dentro das unidades prisionais.
Posteriormente, agentes federais de outros estados devem chegar ao Pará e incorporar a FTIP, para atuar da mesma forma, ou seja, acompanhando os novos agentes nas casas penais.

Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário