Coluna 1

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (12)

POLÍTICA
- Previdência será discutida no Senado nesta semana
A reforma da Previdência chega nesta semana à Comissão de Constituição e Justiça do Senado e promete esquentar o clima da Casa. Para a presidente da comissão, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ainda que há a possibilidade de os senadores votarem o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sem alterações, possíveis mudanças ou acréscimos seriam incluídos em uma reforma paralela, para não atrasar a promulgação da reforma principal. A reforma da Previdência tem prazo de 30 dias para ser discutida na CCJ do Senado. (Via Correio Braziliense)

 - Bolsonaro diz não precisar de verba da Alemanha 
O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo que a Alemanha ‘vai deixar de comprar à prestação a Amazônia’, sobre os investimentos do país europeu no Fundo Amazônia. ‘Pode fazer bom uso dessa grana, no Brasil não precisa disso’, afirmou. O Estadão/Broadcast informou no início de julho que o governo da Alemanha havia decidido reter uma nova doação de 35 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 151 milhões para o fundo. O país já repassou R$ 193 milhões para o programa. Questionado se a situação não seria ruim para a imagem do Brasil o presidente rebateu: ‘Grandes países estão interessados na imagem do Brasil ou (em) se apoderar do Brasil?’, questionou. (Via Exame.com)
 - Ex-diretor do Inpe: ‘Usamos ciência, não balela de Twitter’
Durante bate-boca no canal de TV GloboNews, o ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, disse a Ricardo Salles (Ambiente), que ‘nós [do Inpe] usamos as publicações científicas, não a balela que vocês usam, coisa de Twitter’. A fala é uma resposta às críticas do presidente Jair Bolsonaro aos dados de desmatamento do Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), que apontam para o crescimento do desmate da Amazônia em junho e julho deste ano, em comparação com 2018. (Via Notícias ao Minuto)
JUSTIÇA
- Lula diz a advogados que não quer ir ao semiaberto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a seus advogados que não solicitem à Justiça a mudança de seu regime de prisão do atual fechado para semiaberto ou aberto. O petista avisou que só pretende ir para casa após eventual absolvição ou anulação da sentença que o condenou no caso do tríplex de Guarujá. (Via Notícias ao Minuto)

BRASIL
- RS: polícia prende suspeito de matar jogador de futsal
A Brigada Militar da cidade de Erechim (RS) prendeu no fim da tarde de domingo o homem suspeito de ter assassinado o pivô Douglas Nunes, jogador de futsal do Corinthians e da seleção brasileira da modalidade. O suspeito tem 25 anos e teve prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio Grande do Sul. O jogador de futsal de 27 anos foi baleado na saída de uma casa noturna na cidade gaúcha. Segundo testemunhas, Douglas Nunes e outros jogadores teriam se envolvido em uma discussão dentro da boate. (Via Estadão)

MUNDO
- Argentina: candidato de Kirchner derrota Macri nas primárias
Alberto Fernández, peronista de centro-esquerda, estabeleceu uma ampla vantagem sobre o presidente liberal Mauricio Macri nas primárias de domingo na Argentina e se tornou o grande favorito para a eleição presidencial de 27 de outubro. Fernández, que tem como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), obteve 47% dos votos nas eleições primárias de domingo. Macri recebeu apenas 32%. Os dois somam quase 80% dos votos. (Via AFP)

FUTEBOL
- Com VAR atuante, Palmeiras só empata
O Palmeiras segue a sina de não conseguir vencer no Brasileirão desde a parada para a Copa América. No domingo, o Alviverde empatou em 2 a 2 com o Bahia, no Allianz Parque. Dudu fez os gols da equipe paulista, enquanto Gilberto, em dois pênaltis assinalados com o auxílio do VAR, marcou pelos baianos. Com Felipe Melo expulso no fim da 1ª etapa, o time de Felipão atuou parte do jogo com um a menos. (Via Lance)

- Internacional e Corinthians não saem do zero
O Colorado e o Timão não saíram do zero na manhã de domingo, no Estádio Beira-Rio. A partida teve poucas chances criadas. O Inter teve mais posse de bola e tentou fazer valer o fator-campo, mas esbarrou na forte marcação do Corinthians. O 0 a 0 não mantém as equipes na briga por vaga na Libertadores em 2020. O Colorado é o sétimo, com 21. O Alvinegro ocupa a sexta colocação, com 24. (Via Gazeta Esportiva)
JOGO DE HOJE
Brasileirão
20h00 – CSA x Fortaleza

JOGOS PAN-AMERICANOS
- Pan de Lima chega ao fim; Brasil bate recordes
Chegou ao fim na noite de domingo a décima oitava edição dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru. Com muita música, danças e roupas típicas peruanas, a cerimônia de encerramento foi mais leve e descontraída em relação à abertura da competição. Os ingressos foram esgotados e o público participou ativamente da festa. A judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro em Lima, foi a porta-bandeira brasileira na cerimônia. O Brasil quebrou seu próprio recorde de medalhas de ouro, conseguiu sua melhor marca em número de pódios e ainda terminou em segundo no ranking geral de medalhas – algo que só havia conseguido há 56 anos –, atrás apenas dos Estados Unidos. (Via Lance e AFP)

MÚSICA
- Fenômeno do K-Pop, BTS anuncia pausa na carreira
O grupo sul-coreano BTS anunciou uma 'pausa' na carreira para permitir que os integrantes da banda ‘recarreguem as energias’. A agência Big Hit Entertainment anunciou que os membros do BTS farão a ‘primeira pausa oficial desde seu início, há seis anos’, que deve durar algumas semanas, pois uma apresentação está agendada para 11 de outubro na Arábia Saudita. (Via AFP)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário