Coluna 1

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (19)

POLÍTICA
Senado resiste a nome de Eduardo para embaixada
Levantamento feito pelo ‘Estadão’ explica a cautela com que o presidente Jair Bolsonaro tem tratado a indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington. Hoje, ele não teria o mínimo de 41 votos no plenário do Senado para ser aprovado. Dos 81 senadores, 30 responderam que pretendem votar contra o nome do ‘filho 03’ do presidente, ante 15 que disseram ser a favor. Outros 35 não quiseram responder ou se colocaram como indecisos. (Via Estadão)

- Previdência e armas devem dominar semana no Congresso
A Câmara e o Senado terão um calendário recheado nesta semana que vai do dia 19 a 23 de agosto. Além de audiências públicas para discutir a Proposta de Reforma à Constituição que reforma a Previdência, os senadores também devem analisar a Medida Provisória da Liberdade Econômica. Já os deputados devem se debruçar sobre o projeto que regulamenta o uso de armas de fogo. (Via Poder360)
- Bolsonaro publica vídeo de baleias e acusa Noruega
O presidente Jair Bolsonaro voltou a associar a Noruega com matança de baleias em retaliação à decisão do país escandinavo de suspender repasse de R$ 133 milhões ao Fundo Amazônia. Na noite de domingo (18), Bolsonaro postou um vídeo em sua conta no Twitter com imagens de caça ao mamífero que teriam ocorrido no mar norueguês. Há evidências, porém, de que os casos retratados ocorreram nas Ilhas Faroé, que pertencem à Dinamarca. (Via VEJA.com)

- Bebianno: 'Bolsonaro atira pelas costas’
A caminho do Palácio dos Bandeirantes, onde se encontraria com o governador de São Paulo, João Doria, Gustavo Bebianno adianta seus planos para o futuro: quer participar da eleição de 2020, talvez como candidato a prefeito do Rio, filiado ao próprio PSDB ou ao DEM. Bebianno afirma ainda que sua saída do governo e a expulsão de Alexandre Frota do PSL mostram um ‘viés autoritário’ do presidente Jair Bolsonaro, cujo destino seria terminar o governo isolado. ‘Ele próprio atira nos seus soldados. E pelas costas.’ (Via Estadão)

JUSTIÇA
- Deltan rebate acusação de acesso a dados da Receita
O procurador e chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, recorreu ao seu perfil no Twitter para rebater acusações de que procuradores da operação Lava Jato driblaram a lei para obter dados sigilosos da Receita Federal. Mensagens obtidas pelo site ‘Intercept Brasil’ e analisadas em conjunto pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’ mostram que integrantes da força-tarefa no Paraná buscaram informações junto à Receita Federal diversas vezes sem a autorização da Justiça para a quebra do sigilo fiscal das pessoas investigadas. (Via VEJA.com e Deutsche Welle)

ECONOMIA
- Cotas do PIS/Pasep começam a ser pagas pela Caixa e BB
A partir desta segunda-feira (19), inicia-se o calendário de disponibilização dos recursos Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Neste primeiro dia, os cotistas que possuem contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil terão dinheiro depositado em conta corrente ou em poupança. Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e Banco do Brasil. (Via Exame.com)

MUNDO
- Favorito na Argentina manda recado a Bolsonaro
Candidato à Presidência da Argentina, Alberto Fernández disse em entrevista ao jornal argentino ‘La Nación’ que não pretende fechar a economia. A resposta veio ao ser questionado sobre as tensões com o governo brasileiro e com o presidente Jair Bolsonaro. ‘Para mim, o Mercosul é uma questão central. E o Brasil é nosso principal parceiro e continuará sendo. Se Bolsonaro pensa que eu vou fechar a economia e que, então, o Brasil vai sair do Mercosul, que fique tranquilo, porque não penso em fazer isso. É uma discussão burra’, afirmou Fernández. (Via Poder360)

FUTEBOL
- Com gol de Dani Alves, São Paulo bate o Ceará
A tarde de estreias no Morumbi foi coroada com a garantia de mais três pontos ao São Paulo no Campeonato Brasileiro. A 15ª rodada da competição levou 47.705 torcedores ao estádio na capital paulista para assistir a vitória dos mandantes por 1 a 0 em cima do Ceará. O herói foi justamente Daniel Alves, que vestiu a camisa 10 são-paulina pela primeira vez. O tento anotado com o novo uniforme azul da equipe ainda teve participação de Juanfran, outro veterano que está chegando ao Tricolor. (Via Gazeta Esportiva)

 Na estreia de Ceni, Cruzeiro bate o líder Santos
Na estreia do técnico Rogério Ceni, o Cruzeiro aproveitou a expulsão de Gustavo Henrique logo no início do jogo e venceu o Santos, por 2 a 0, no Mineirão. A Raposa, enfim, encerrou seca de vitórias, que já durava nove jogos, e agora respira fora da zona de rebaixamento. O Peixe segue líder, mas com apenas dois pontos de vantagem para Flamengo e Palmeiras. (Via oGol)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário