Coluna 1

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (02)

AUTORIDADES HACKEADAS
- Moraes dá prazo para PF enviar inquérito sobre hackers
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou à Justiça Federal, na quinta-feira (1º) o envio, no prazo de 48 horas, da cópia do inquérito e todo o material apreendido na operação Spoofing, que resultou na prisão de quatro suspeitos de hackear telefones celulares de autoridades brasileiras. A decisão de Moraes foi tomada horas depois de o ministro Luiz Fux, também do Supremo, proibir a destruição das provas recolhidas em poder dos suspeitos e determinar o envio do inquérito da operação Spoofing ao STF. (Via Estadão)

- Juiz mantém preso grupo suspeito de invasões 
A Justiça Federal do Distrito Federal decidiu que os suspeitos de hackear autoridades devem permanecer presos por tempo indefinido. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz Ricardo Leite na noite desta quinta-feira (1º) no limite do prazo para a prisão temporária. A decisão foi tomada a pedido da Polícia Federal. O grupo está preso desde o dia 23 de julho, sob suspeita de hacker os celulares do ministro Sérgio Moro, do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na operação Lava Jato no Paraná, e de até mil autoridades dos três Poderes. (Via Exame.com)
POLÍTICA
- Bolsonaro quer que índios garimpem próprias terras
Durante transmissão ao vivo no Facebook, nesta quinta-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a possibilidade de regulamentação de garimpo. O projeto, disse Bolsonaro, deve incluir também as terras indígenas. Mas a exploração, ressaltou, caberá aos próprios indígenas. ‘No que depender de mim, índio, se quiser garimpar na terra dele, poderá. Tudo é polêmica. Deixa o índio explorar a sua terra, se quiser plantar também que plante’, completou. (Via Correio Braziliense)

- STF mantém demarcação de terras com Funai
Por unanimidade, o STF decidiu na quinta-feira manter a demarcação de terras indígenas com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o que representa uma derrota ao governo Bolsonaro. Na sessão de ontem, os integrantes do Supremo decidiram confirmar uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Em junho, Barroso deu uma decisão monocrática (individual) suspendendo trecho de uma nova medida provisória que transferia a demarcação para o Ministério da Agricultura. (Via Estadão)

- Barroso pede explicação a Bolsonaro por fala sobre ditadura
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deu um prazo de 15 dias para que o presidente Jair Bolsonaro responda à interpelação feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Na segunda-feira, Bolsonaro disse que poderia contar a Santa Cruz como seu pai, Fernando Santa Cruz, foi morto durante a ditadura militar. No despacho de duas páginas, Barroso ressalta que Bolsonaro não é obrigado a responder a interpelação. (Via VEJA.com)

BRASIL
- Altamira: 22 são indiciados por mortes em caminhão
A Polícia Civil do Pará vai indiciar 22 presos pela morte de outros quatro detentos por asfixia dentro do caminhão-cela que levava o grupo do Centro de Recuperação Regional de Altamira (PA) – palco de um massacre na segunda-feira que deixou 58 mortos – para outros presídios. As mortes foram provocadas por estrangulamento. Além das vítimas, havia 26 detentos no veículo, mas, de acordo com a polícia, não há elementos que comprovem a participação de quatro deles. (Via Poder360)

FUTEBOL
- São Paulo anuncia contratação de Daniel Alves
Daniel Alves é o novo reforço do São Paulo. O clube anunciou o lateral-direito de 36 anos na noite de quinta-feira. O jogador assinou um contrato válido por três anos, até a Copa do Mundo de 2022, no Catar, competição que ele acredita ter condições de disputar. Daniel Alves está livre desde que deixou o PSG. Como estava sem contrato, ele poderá ser registrado após o fechamento da janela internacional no Brasil, que foi na última quarta-feira. (Via Lance)

JOGOS PAN-AMERICANOS
- Handebol: Brasil atropela Peru e avança
O time brasileiro masculino de handebol garantiu sem grandes dificuldades sua vaga para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira, em confronto com o Peru pela segunda rodada da fase de grupos, o Brasil dominou o time da casa de início ao fim e venceu por 40 a 16. O time brasileiro volta à quadra nesta sexta-feira, às 20h, para enfrentar Porto Rico. Caso seja campeão em Lima, o Brasil estará garantido na Olimpíada de Tóquio. (Via Lance)

TELEVISÃO
- Após polêmica, Dony se demite e agradece Globo
Dony de Nuccio, âncora do ‘Jornal Hoje’, pediu demissão da Rede Globo na quinta (1º). O motivo do afastamento do jornalista é o trabalho ativo em uma empresa de comunicação de nome PrimeTalk, que teria recebido R$ 7 milhões em um único mês por conta de um contrato envolvendo a aparição de Dony em vídeo-aulas do Banco Bradesco. Em carta enviada ao diretor de jornalismo, Ali Kamel, Dony agradece à Globo, pede desculpas e diz que, se errou, não foi por dolo. (Via Veja São Paulo)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário