Coluna 1

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje sexta feira (30)

POLÍTICA
Bolsonaro diz que dinheiro do G7 é ‘esmola’
Em transmissão nas redes sociais na quinta-feira (29) o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que não há anormalidade nas queimadas da Amazônia e que, se depender dele, novas demarcações de terras não serão feitas. Bolsonaro ainda disse que o presidente da França, Emmanuel Macron, fez um escarcéu e o acusou de mentiroso na reunião do G7. Bolsonaro chegou a chamar de ‘esmola’ a ajuda oferecida pelos países do G7 para combater a crise ambiental na Amazônia Legal. (Via Estadão)

- Senado anuncia instalação de CPMI das fake news
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que, entre outros assuntos, vai apurar notícias falsas durante as eleições de 2018, a CPI das Fake News, será instalada na próxima semana, anunciou, na quinta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele adiantou que a presidência do colegiado caberá a um senador, e relatoria será de um deputado. Os escolhidos serão anunciados já na próxima na segunda-feira (2). (Via Correio Braziliense)
- Bolsonaro ironiza Doria por compra de jatinho
Em sua tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro ironizou, na quinta-feira, o governador de São Paulo João Doria e a compra, por parte do tucano, de um jato executivo financiado pelo BNDES. Para Bolsonaro, Doria tenta se distanciar de partidos de esquerda, mas quando era ‘amigão do Lula, da Dilma’, sua ‘bandeira era vermelha com a foice e o martelo sem problema nenhum’. (Via VEJA.com)

- Eduardo vai para os EUA encontrar Trump, diz presidente
O presidente Jair Bolsonaro disse que o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, vai viajar com o chanceler Ernesto Araújo para os Estados Unidos, onde a comitiva brasileira deve se reunir com o presidente americano Donald Trump. A viagem reascende a discussão sobre a possibilidade de Eduardo assumir o cargo de embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, por indicação do pai. (Via Correio Braziliense)

JUSTIÇA
- Fachin nega habeas corpus para libertar Lula
O ministro do Edson Fachin, do STF, negou nesta quinta-feira (29) mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente. A defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site ‘The Intecept Brasil’ e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula. Segundo Fachin, a soltura foi rejeitada pela 2ª Turma da Corte, em junho, e a questão deve ser decidida definitivamente, no mérito. (Via Poder360)

- Manuela D’Ávila entregou celular à PF
A ex-deputada federal Manuela D'Ávila, candidata à vice-presidente na chapa de Fernando Haddad nas eleições de 2018, afirmou em uma rede social, na quinta-feira (29), que entregou seu telefone celular para ser periciado pela Polícia Federal, após prestar depoimento sobre qual seria sua relação com um homem preso por suspeita de ter hackeado os smartphones de várias autoridades. (Via Correio Braziliense)

BRASIL
- Polícia prende suspeitos por queimadas no Pará
A Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do Estado. Na quinta-feira, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos. Dois são irmãos e proprietários da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, e o terceiro é gerente da propriedade. A fazenda fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. Segundo a polícia, foi encontrado no local um grupo de trabalhadores em condições análogas à escravidão. (Via Estadão)

FUTEBOL
- Corinthians empata com Flu e vai às semifinais
Mesmo com a festa da torcida do Fluminense , que compareceu em peso ao Maracanã, o Corinthians não se intimidou. Com 57.703 mil pessoas no estádio, o time paulista segurou os donos da casa com um empate em 1 a 1 e garantiu pela primeira vez na história da Copa Sul-Americana uma vaga nas semifinais. Os gols da partida foram marcados por Pedrinho e Pablo Dyego. Na partida de ida, o duelo ficou empatado sem gols na Arena de Itaquera. (Via ESPN)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário