Coluna 1

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (25)

POLÍTICA
- STF julga ação que pode anular condenações da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal analisa nesta quarta-feira (25) um recurso que tem potencial de anular uma série de condenações da operação Lava Jato e também em outras ações criminais. O plenário vai decidir se há desrespeito ao direito à defesa nos casos em que acusados e delatores tiveram o mesmo prazo para entregar suas alegações finais no processo. O julgamento foi marcado depois que a Segunda Turma do STF anulou em agosto a decisão do ex-juiz Sérgio Moro de condenar o ex-presidente da Petrobrás e do Banco do Brasil Aldemir Bendine a 11 anos de prisão. (Via BBC News Brasil)

 - Indicado para PGR, Aras é sabatinado no Senado
O procurador Augusto Aras tem passado os últimos dias dentro do Congresso Nacional, visitando os gabinetes dos senadores que votarão a indicação do presidente Jair Bolsonaro para que ele ocupe o cargo de procurador-geral da República. Nesta quarta-feira (25), Aras irá mais uma vez ao Congresso, mas não será para visitar gabinetes: ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A sessão está marcada para as 9h. (Via BBC News Brasil)
- Congresso derruba 18 vetos da Lei de Abuso
O Congresso derrubou na terça-feira 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei do Abuso de Autoridade. Entre os dispositivos da proposta retomados pelos deputados e senadores, está um que criminaliza o ato de uma autoridade de violar prerrogativas de advogados. Outro veto que causava polêmica também foi derrubado. O Congresso retomou o ponto do projeto que enquadra como abuso de autoridade a atitude de decretar medida de privação da liberdade, como prisão, ‘em manifesta desconformidade com as hipóteses legais.’ (Via Estadão e Correio Braziliense)

- Chefe de inteligência da Receita é demitido
O chefe de inteligência da Receita Federal, Ricardo Pereira Feitosa, foi demitido. A baixa foi a primeira na secretaria desde a troca de comando de Marcos Cintra para José Tostes Neto, anunciado como novo chefe da Receita na última sexta-feira (20). A exoneração foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Feitosa foi demitido com base em um dossiê, que é um processo interno aberto no caso de exonerações. Questionada sobre a demissão, a Receita Federal disse através de contato telefônico que não vai se manifestar. (Via VEJA.com)

- Fala polêmica de Bolsonaro na ONU gera reações
A estreia do presidente Jair Bolsonarona Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira, em Nova York, atingiu o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter. A hashtag #BolsonaronaONU, o termo UNGA (Assembleia Geral da ONU, em inglês) e ‘foro de São Paulo’, organização mencionada por Bolsonaro em seu discurso, foram os três tópicos mais citados pelos usuários. Importantes personagens do mundo político se pronunciaram sobre o assunto, tanto para elogiar a postura do presidente brasileiro quanto para criticar o tom combativo que adotou em seus 30 minutos de fala. Veja o discurso completo. Via Exame.com e Estadão)

RIO DE JANEIRO
- Após Ágatha, mais uma criança é baleada no RJ
Uma menina de 11 anos foi baleada quando voltava da escola, no morro da Mineira, no Catumbi, região central do Rio de Janeiro, no início da tarde de terça-feira (24). Atingida numa das pernas, Vitória Ferreira da Costa, foi levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar. Segundo a secretaria municipal de Saúde, às 17h45, o estado da menina era ‘estável’. Ainda não há informações sobre possíveis autores do disparo. (Via Estadão)

 - Brasileira diz ter sido vítima de estupro na Espanha
Uma brasileira de 25 anos afirma ter sido estuprada coletivamente por três homens em Bilbao, no País Basco, no norte da Espanha, na noite da última sexta-feira (20). A violência sexual teria ocorrido enquanto a mulher participava de uma festa no apartamento de um dos suspeitos. Segundo amigos, a vítima teria sofrido dezenas de abusos até a tarde de domingo (22), quando foi resgatada. Os três homens, que têm entre 33 e 36 anos e não tiveram as nacionalidades informadas, se apresentaram voluntariamente à polícia na tarde de terça-feira para prestar depoimento. (Via Estadão)

FUTEBOL
JOGOS DE HOJE
Brasileirão
19h30 – Ceará x Cruzeiro
21h30 – Flamengo x Internacional
21h30 – Bahia x Botafogo
21h30 – São Paulo x Goiás
Copa Sul-Americana
21h30 – Independiente del Valle x Corinthians

LOTERIA
- Aposta única leva mais de R$ 43 milhões da Mega-Sena
Aconteceu na terça-feira (24) o concurso 2.191 da Mega-Sena. Uma única aposta, do Mato Grosso, acertou as seis dezenas e vai levar R$ 43,2 milhões. Devido a Semana da Primavera, a loteria realiza três sorteios nesta semana, e não dois como de costume. Os seguintes serão na quinta-feira (26) e no sábado (28).  Confira os números de ontem. (Via Exame.com)

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário