Coluna 1

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (30)


JUSTIÇA
Tensão crescente sobre Lava Jato invade o STF 
O futuro da operação que nos últimos cinco anos se consolidou como referência no combate à corrupção está coberto de incertezas. Em um cenário de crescente tensão entre instituições e poderes, uma série de revezes se abateu sobre a Lava Jato e seus integrantes. Os abalos vão desde o vazamento de mensagens privadas dos procuradores a julgamentos decisivos no STF. De um lado, apoiadores denunciam uma articulação para livrar políticos de investigações, enquanto, de outro, os críticos apontam parcialidade nas decisões judiciais e exploração política e até financeira da operação. (Via Correio Braziliense)

- Caso Lula: STF pode fazer ação retroagir em 9 meses 
O entendimento do Supremo Tribunal Federal de que réus que não são delatores precisam se manifestar por último em ações penais deve fazer um dos principais casos da Lava Jato do Paraná retroceder em nove meses. O processo em que o ex-presidente Lula foi condenado em 1ª instância a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem em decorrência de reformas bancadas por empreiteiras em um sítio já se encaminhava para a fase decisiva na segunda instância, mas agora tende a ser revisto. (Via Notícias ao Minuto)
POLÍTICA
- Semana do tem votação da Previdência e análise de vetos
O Senado deve retomar na terça-feira (1º) a análise da reforma da Previdência. O relatório apresentado pelo relator deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, ir ao plenário da Casa. Espera-se a aprovação na íntegra do parecer do relator. Qualquer desdobramento diferente disso, o que é improvável, trará frustração para operadores no mercado financeiro. Na quarta-feira (2), o Congresso tem nova sessão conjunta, às 13h, para discutir créditos orçamentários, Lei de Diretrizes Orçamentárias e retomar a análise de vetos do presidente Jair Bolsonaro. Há 5 vetos trancando a pauta. (Via Poder360)

- Witzel vai à ONU pedir fechamento de fronteiras
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, atribuiu exclusivamente a traficantes de armas e drogas os homicídios ocorridos no Estado. Em resposta a casos como esse, Witzel disse que recorrerá nesta semana à Comissão de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele vai pedir à entidade internacional que feche as fronteiras e puna a Bolívia, Colômbia e Paraguai, de onde, segundo o governador, partem as armas traficadas para o Rio. (Via Estadão)

- Damares defende licença maternidade de 1 ano
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse querer que o Congresso amplie para um ano a licença maternidade remunerada. A declaração foi dada em entrevista publicada no domingo (29) pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’. Damares também afirmou que é a favor da extensão da licença paternidade. Pela legislação brasileira, a mãe atualmente tem direito a 120 dias de licença-maternidade no setor privado, podendo chegar a 180 dias se for funcionária do setor público. O pai tem direito a 5 dias de licença-paternidade. (Via Poder360)

BRASIL
- Incêndios atingem Chapada dos Veadeiros desde sexta
Um incêndio de grandes proporções atinge a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, na região do Rio dos Couros, conforme informações do Corpo de Bombeiros do Estado. A corporação afirma que há uma linha de aproximadamente oito quilômetros de fogo. As autoridades trabalham com a possibilidade de que o incêndio tenha origem criminosa. Desde sexta-feira (27) os bombeiros, brigadistas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam no combate ao fogo. (Via VEJA.com)

- Brumadinho: bombeiros encontram corpo de vítima
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou ter encontrado na manhã deste domingo um corpo de mais uma vítima da tragédia na barragem de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro. Embora tenha sido encontrado inteiro, o corpo não pôde ser identificado prontamente. A perícia será conduzida pela Polícia Civil. Antes da descoberta do novo corpo em Brumadinho, 21 pessoas permaneciam desaparecidas. O saldo de mortos estava em 249 pessoas. (Via VEJA.com)

- Homem denuncia segurança da UFMG por agressão
Um jovem de 32 anos procurou a polícia para denunciar seguranças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por agressão na tarde de sábado (28). Quatro seguranças teriam o mobilizado com um golpe de mata-leão e deferido diversos chutes. O Diretório Acadêmico da Letras divulgou uma nota de "absoluto" repúdio ao método de abordagem dos seguranças. O DA classifica ação como racista. (Via Estado de Minas)

FUTEBOL
JOGOS DE HOJE
Brasileirão
20h00 – Fortaleza x Botafogo
20h00 – Avaí x Bahia
20h00 – Goiás x Cruzeiro

- Palmeiras empata com Inter e segue na cola do Fla
Em um jogo que teve um tempo dominado por cada equipe, Internacional e Palmeiras empataram por 1 a 1 no Beira-Rio. Patrick, de cabeça, abriu o placar para o Colorado na metade da primeira etapa. Já depois do intervalo, Mano Menezes mexeu bem no Verdão e chegou ao empate em um golaço de Willian ‘Bigode’. Com o resultado, o time do Palestra Itália vai a 46 pontos e segue a 3 de distância do Flamengo, que chegou a 49 com o empate do último sábado contra o São Paulo. (Via ESPN)

- Com gol de Ralf, Corinthians bate Vasco e entra no G4
Quem saiu da cama para ver o Corinthians e Vasco, no domingo, não viu o melhor dos espetáculos. Sob forte calor do fim da manhã paulistana, o Timão jogou para o gasto, venceu o Cruz-maltino por 1 a 0, com gol de Ralf, e acalmou os ânimos após a eliminação na Sul-Americana, chegando ao G4 do Brasileirão. (Via Lance)

MÚSICA
- Iza, Ivete e Bon Jovi brilham no 3º dia de Rock in Rio
Bon Jovi encerrou no domingo o terceiro dia do Rock in Rio 2019, que começou na última sexta-feira (27). O domingo foi marcado por apresentações como Elza Soares, que estreou novo show, Ivete Sangalo, com direito a palinha na bateria, Dave Matthews Band, e Iza, considerada uma das melhores atrações dos três primeiros dias. O festival continua nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro. (Via Estadão)

TELEVISÃO
- Record expulsa participante da ‘Fazenda’ por assédio
A Record TV decidiu expulsar no domingo (29) Phellipe Haagensen do reality ‘A Fazenda’ por assediar a ex-BBB Hariany. O participante foi longe demais na madrugada de sábado e deu um beijo à força em Hari. Durante o programa de ontem, a Record exibiu imagens em que o participante aparece falando sobre o episódio do assédio e não demonstra qualquer arrependimento. O apresentador do programa, Marcos Mion, anunciou a expulsão. (Via Catraca Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário