Coluna 1

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (01)

ECONOMIA
FGTS: adesão ao saque-aniversário começa hoje
A Caixa Econômica Federal disponibilizou, na madrugada desta terça-feira (1º), uma cartilha atualizada com informações para movimentações de contas do FGTS. O documento confirma que, a partir desta data, trabalhadores já podem comunicar o banco se desejam aderir à nova modalidade conhecida como ‘saque-aniversário’. O manual completo pode ser baixado na página do banco. (Via VEJA.com)

 POLÍTICA
- Senado deve votar Previdência nesta terça-feira
O Senado deve votar nesta terça-feira (1º) a reforma da Previdência. O relatório apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) deve ser analisado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a partir das 10h. A votação no plenário da Casa está marcada para as 16h. São necessários ao menos 49 votos para aprovar o projeto. Caso seja aprovado hoje, o texto terá de passar por nova rodada de votação, por ser uma proposta de emenda à Constituição. (Via Poder360)
- Bolsonaro demite general da presidência do Incra
O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), general João Carlos Jesus Corrêa, e trocar toda a diretoria do órgão. A demissão se deu por conta da demora na entrega de títulos para assentados, o que motivou embates entre o general e Nebhan Garcia, que pedia maior velocidade na concessão de títulos para quem já produz. Sem recursos para bancar a entrega de títulos de regularização fundiária, principalmente na Amazônia, Corrêa reclamava de dificuldades para fazer o programa andar. (Via Poder360)

JUSTIÇA
- Gilmar atende Flávio e suspende caso Queiroz
O ministro Gilmar Mendes, do STF, decidiu na segunda-feira (30) suspender processos envolvendo a quebra do sigilo do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) no caso do seu ex-assessor Fabrício Queiroz. A apuração diz respeito a suposto esquema de ‘rachadinha’ (quando um servidor repassa parte ou a totalidade de seu salário ao político que o contratou) no gabinete do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro na época em que exercia mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. (Via VEJA.com)

- Lula: ‘Não troco minha dignidade pela liberdade’
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na segunda-feira (30) não aceitar o pedido de progressão de regime feito pela força-tarefa da Lava Jato à Justiça do Paraná para que ele cumprisse pena em regime semiaberto. A informação foi confirmada por um de seus advogados, Luiz Carlos da Rocha. Em carta, o ex-presidente disse que não aceita ‘barganhar’ os seus direitos e sua liberdade. (Via Poder360)

- Subprocurador pede apreensão do livro de Janot
O subprocurador-geral da República, Moacir Guimarães Morais Filho, encaminhou um ofício ao Conselho Nacional do Ministério Público na segunda-feira (30) pedindo que o órgão apreenda todos os exemplares do livro ‘Nada menos que tudo – Bastidores da operação que colocou o sistema político em xeque’, escrito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Na obra, Janot revela que planejou assassinar a tiros o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em 2017. (Via Correio Braziliense)

- Manuela conversou 9 dias com suposto hacker
A Polícia Federal identificou que o contato do principal suspeito de acessar os celulares de autoridades do País, Walter Delgatti Neto, com a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) foi além de uma mera troca de contato telefônico, como ela chegou a afirmar. O inquérito revela que os dois conversaram por nove dias via aplicativo de mensagens - do dia 12 e 20 de maio deste ano. (Via Estadão)

BRASIL
- Polícia abre inquérito por assédio em ‘A Fazenda’
Uma equipe da Polícia Civil de Itapecerica da Serra (SP) foi até a sede de ‘A Fazenda 11’ e informou que abriu inquérito contra Phellipe Haagensen por assédio, na segunda-feira. A polícia se dirigiu a sede do reality da Record TV para colher o depoimento de Hariany Almeida sobre sua denúncia de assédio e importunação sexual contra Phellipe. O cantor foi expulso do reality show na noite de domingo (29) por ter beijado a ex-BBB à força. (Via Catraca Livre)

MUNDO
- Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou nesta segunda-feira (30) que dissolveu constitucionalmente o Congresso, dominado pela oposição, após o Legislativo se recusar a suspender a polêmica nomeação de novos membros do Tribunal Constitucional. Vizcarra lançou um ultimato ao Congresso no domingo, Mas o Congresso decidiu na segunda-feira ignorar o pedido do presidente e iniciar de imediato a nomeação. (Via AFP)

- Revolução chinesa completa hoje 70 anos
Quando Mao Tsé Tung (ou Zedong) chegou ao poder em 1949, a China estava dominada pela pobreza e devastada pela guerra. Nesta terça-feira (1º), quando se completam 70 anos do triunfo dos comunistas, o país está radicalmente diferente: é uma potência mundial de primeira grandeza e aspira chegar ao topo da economia global. Mas seu ‘milagre econômico’, único na história, não se deve necessariamente ao ‘Grande Timoneiro’, mas a uma campanha impulsionada por outro líder comunista, Deng Xiaoping. Entenda como o país rural se tornou potência mundial em 4 décadas. (Via BBC News Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário