
O depósito será feito conforme o mês de aniversário do trabalhador. Em 2020, os pagamentos começam em abril, de acordo com o cronograma da Caixa. A partir de 2021, os pagamentos ocorrem exatamente no mês de aniversário do trabalhador. Ao optar pelo Saque Aniversário, o trabalhador deverá escolher a data em que o valor será disponibilizado em sua conta bancária: do dia 1º ao dia 10.
Onde os recursos estarão disponíveis?
Eles poderão ser creditados em contas da Caixa ou de outros bancos - neste caso, será cobrada tarifa de transferência da Caixa para a outra instituição. Se preferir, o trabalhador poderá sacar os recursos em caixas lotéricas ou agências da Caixa.
E se eu for demitido?
Se você tiver optado pelo Saque Aniversário, você não poderá receber o saldo total do FGTS. Mas nada muda com a multa de 40% do FGTS, pago pelas empresas. Este valor continuará a ser pago normalmente.
E se eu me arrepender de aderir ao Saque Aniversário?
Você poderá voltar para a dinâmica anterior, que permite saque total do FGTS em momentos de demissão. No entanto, isso será possível apenas dois anos depois de permanência no Saque Aniversário.
Quais as diferenças entre Saque Aniversário e Saque Imediato?
O Saque Aniversário não se confunde com o Saque Imediato do FGTS, que já está em andamento. Por ele, o trabalhador com contas ativas ou inativas do FGTS pode sacar até R$ 500, de uma só vez. De acordo com a Caixa, até agora já foram creditados R$ 10 bilhões para 24,3 milhões de clientes do banco nas duas primeiras etapas do crédito em conta. Em 9 de outubro ocorre a terceira etapa do pagamento.
Se eu fiz o Saque Imediato, já aderi ao Saque Aniversário?
Não. Para ter direito ao Saque Aniversário, será preciso fazer a opção nos canais da Caixa. A adesão é opcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário